Do 0 à OKRs - Parte 3

É muito fácil perder o trilho dos seus objetivos

Do 0 à OKRs - Parte 3
Photo by Ronnie Overgoor / Unsplash

Você pode ler as partes anteriores deste guia aqui:


Objetivos Globais x Objetivos Locais

Objetivos globais

OKRs Globais (também conhecidos como OKRs da Empresa) são os principais objetivos estratégicos da organização como um todo. Eles são, no geral, definidos pela diretoria e têm um impacto direto na direção geral da empresa. 

OKRs globais geralmente são metas de alto nível que se aplicam a toda a organização e são destinados a direcionar todos os esforços em direção a uma visão comum. Além disso, OKRs globais normalmente são anuais, definidos no início do ano fiscal da empresa.

Por exemplo, um OKR global para uma empresa de tecnologia pode ser:

Objetivo: 

Tornar-se a principal plataforma de software para pequenas empresas

Key Results: 

KR1: Aumentar de 1k para 5k a base de usuários

KR2: Aumentar de 80 para 95 pontos a satisfação dos usuários 

KR3: Expandir para 3 novos mercados

Nesse exemplo notamos que para se tornar a principal plataforma de software para pequenas empresas, a empresa entendeu que precisava crescer sua base para 5k de usuários, aumentar para 95 pontos a satisfação dos usuários e expandir para 3 novos mercados de atuação.

Nesse momento você pode estar se perguntando: "Mas só atingir esses KRs tornarão essa empresa a principal plataforma de software para pequenas empresas?". 

Pois bem, como OKRs globais são sempre amplos, é possível que a empresa precise de mais de um ano para conseguir atingir esse objetivo. O ideal aqui é que, caso o objetivo seja realmente desafiador, os KRs sejam quebrados em mais de um ciclo. 

Isso significa que pode ser que ela precise expandir para 8 mercados para se tornar a principal plataforma para pequenas empresas, mas nesse ano fiscal, a diretoria entendeu que visto o investimento disponível, ela só conseguiria expandir para 3. No próximo ano fiscal, então, traria novamente esse objetivo, mas mudando o alvo dos KRs ou inclusive trazendo novos.

A Netflix tinha um objetivo global de diminuir o Churn dos seus clientes em que ela colocou como objetivo global por muitos anos fiscais, até que ela, de fato, tivesse controlado o churn da maneira como ela gostaria. Não há limites para que um objetivo volte, desde que você não esteja só falhando ciclo após ciclo, aí o ideal é revisar mais cuidadosamente.

Por fim, pode existir objetivos globais que são bastantes cross, como, por exemplo, objetivos do RH (Recursos Humanos) e outros que vão impactar somente uma ou duas diretorias, como, por exemplo, objetivos da diretoria de Marketing que também impactam a diretoria de Produto.

Objetivos Locais

OKRs Locais (também conhecidos como OKRs de time) são definidos por equipes individuais dentro da organização e estão diretamente alinhados com os OKRs globais. Eles são mais específicos e diretamente relacionados às responsabilidades e tarefas das equipes.

A principal diferença entre OKRs globais e locais é justamente o nível de aplicação: OKRs globais aplicam-se à organização inteira e refletem a estratégia de alto nível, enquanto OKRs locais aplicam-se a equipes específicas e refletem objetivos mais táticos e imediatos.

No geral, OKRs Locais tem durações de quarters (trimestres), ou seja, em um ano, definiremos OKRs Locais quatro vezes. Por isso, eles têm a natureza de serem mais próximo do tático e claro, menos desafiadores do que um OKR Global.

Por exemplo, um OKR local para a equipe de desenvolvimento de produto da empresa de tecnologia do exemplo da seção anterior pode ser: