Photo by <a href=Mike Kilcoyne / Unsplash">
Photo by Mike Kilcoyne / Unsplash

Por que não uso North Star Metric

Quando se apoiamos em apenas uma métrica que talvez indique tudo o que precisamos saber sobre o sucesso do produto, talvez limitamos nossa visão de impacto

Quando estudamos sobre métodos e frameworks para definir métricas e indicadores de produtos, nós esbarramos em um conceito bastante difundido chamado North Star Metric. Na verdade, a North Star Metric está muito atrelado ao One Metric That Matters, que foi falado primeiramente no livro Lean Analytics. Logo essa ideia virou moda entre os produteiros do mundo todo. Aí o conceito de ter uma North Star Metric ganhou força. A North Star Metric é aquela métrica que toda empresa ou produto pode resumir seu sucesso. É aquele indicador que melhor descreve o “core value” que seu produto entrega para os usuários.

O que é a North Star Metric e por que não gosto dela?

Esse framework inclui e unifica uma série de fatores e métricas iniciais de produto e negócio, que expressam o valor e o sucesso, criando assim uma North Star Metric. Dessa forma o time pode influenciar esses fatores e essas métricas iniciais testando hipóteses, implementando novas funcionalidades e fazendo melhorias no produto, que por sua vez irão influenciar a North Star Metric, que por sua vez move os ponteiros de indicadores de negócio.

Quando falamos de ter apenas uma métrica ou indicador que talvez indique tudo o que precisamos saber do sucesso do produto, limitamos nossa visão sobre impactos que podem influenciar pontos diferentes do produto. Ter apenas uma métrica não pode ser saudável, dado que o momento da empresa, do mercado, do time, do negócio, dos usuários, mudam o tempo inteiro  e se alternam em prioridades.

Primeiro a diferença entre Métricas e Indicadores

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis