Photo by <a href=Jr Korpa / Unsplash">
Photo by Jr Korpa / Unsplash

Pensamento crítico: adquirindo sabedoria e tomando boas decisões. Ou não.

O objetivo sempre é guiar a construção do pensamento crítico. Dessa forma você facilita a tomada de decisões sólidas, resolvendo problemas e desenvolvendo a sua sabedoria.

O Product Oversee só existe para explorar e amadurecer o pensamento crítico individual da cada integrante da comunidade. Nós colaboramos, experimentamos e provocamos a busca por novos pontos de vista, estimulando o pensamento crítico sobre gestão e liderança de produtos e serviços digitais. E nesse artigo eu quero que você avance um pouco sobre esse assunto.

Introdução

A sabedoria é a capacidade de tomar boas decisões e evitar as más, e só pode ser adquirida através de considerações ponderadas e fundamentadas. Desenvolver habilidades de pensamento crítico nos permite olhar para uma situação de múltiplos ângulos e explorar as diferentes possibilidades. Também nos fornece as ferramentas para identificar, analisar e avaliar evidências, argumentos e pontos de vista. Ao compreender os princípios do pensamento crítico, podemos aprender a tomar melhores decisões e aumentar nossa capacidade de resolução criativa de problemas.

No entanto, com o aumento da tecnologia e das distrações, parece que a capacidade de pensar de forma crítica está diminuindo. Isso é verdade para o mundo e para o mercado de tecnologia, principalmente na gestão e liderança de produtos.

O mercado de Product Management se transformou nos últimos 5 anos aqui no Brasil. Cresceu, ganhou musculatura, expandiu sua disciplina e amadureceu. Não muito, mas amadureceu.

O que é o pensamento crítico?

Pensamento crítico é o processo de questionar, refletir, analisar e avaliar sobre fatos, situações, ambientes, problemas e opiniões. O objetivo é entender melhor o assunto, criar suas próprias bases e opiniões para conseguir tomar decisões mais informadas. É um dos principais fatores para o sucesso em quase todos os campos. Também nos ajuda a desenvolver ideias e soluções criativas para problemas.

No entanto, o pensamento crítico não é uma habilidade que vem naturalmente para todos. Requer prática e esforço para desenvolver e aprimorar. Felizmente, há muitas maneiras de desenvolver a habilidade de pensamento crítico. Eu não tenho uma receita específica, mas entendo que existem alguns bons pontos para termos atenção:

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis