Métricas, indicadores e comportamento do usuário - Parte 2

Uma introdução para entender sobre como comportamento do usuário gera indicadores

Métricas, indicadores e comportamento do usuário - Parte 2
Photo by Andrea Sonda / Unsplash

Um dos objetivos mais intrínsecos de um serviço digital, é fazer com que as pessoas usem o produto de forma constante e frequente.

O que importa não é o crescimento da quantidade de usuários, mas o crescimento dos usuários que completam uma ação principal. ― Sarah Tavel

O fator engajamento + retenção

Se o que você procura é engajamento, métricas como quantidade de logins, quantidade de pageviews, quantidade de downloads do app são totalmente dispensáveis. Essas métricas, apenas refletem a fase de growth do seu produto. É isso que os investidores querem ver, pois é isso que mostra o potencial de futuro do seu produto.

A importância das Core Actions

Todos os produtos tem uma razão para existir. E todos os produtos tem funções importantes, que fundamentam essa razão de ser. Chamamos essas funções importantes de core actions.

Essas core actions são a base fundamental do seu produto e que sem essas ações, não faria muito sentido usar o produto. A junção do engajamento dessas ações, somado com a retenção dos usuários, formam uma receita indispensável para qualquer serviço digital.

Descobrir ou forjar as core actions do seu produto e entender como elas se comportam quando combinadas com a retenção do usuário, criam a Hierarquia de Engajamento, que o framework da Sarah Tavel ensina.

Ações são valiosas quando geram efeito de rede