Guia de sobrevivência para PMs em reuniões de status report

Reuniões de status report são inevitáveis na vida de um Product Manager. Mas com uma boa preparação e comunicação eficiente, é possível evitar surpresas indesejáveis e extrair mais valor dessas reuniões.

Guia de sobrevivência para PMs em reuniões de status report
Photo by Li Yang / Unsplash

Certeza que você tem uma reunião dessas… Por isso, precisa se preparar!

Dava um frio na barriga às 10h da manhã das segundas-feiras. Além de não ser um dos dias mais queridos da semana, esse era o horário de “prestar contas” do que tinha que fazer.

Certa vez, fui questionado em alguma segunda qualquer, sobre uma entrega prometida para um dos clientes. Bom, eu estava em um produto B2B, então sabe como é… Sempre tem aquele cliente que pede algo mais.

Pelo meu histórico, não havia nada registrado, alinhado ou sequer debatido. Me defendi, e o que ouvi não foi nada agradável: “já tínhamos batido o martelo sobre isso faz tempo”, “vai ser complicado falar para o cliente que não tem nada iniciado”, “esse assunto não é novo”...

Você aprende a se esquivar dessas indagações em reuniões com gerentes e diretores, mas o mal-estar, infelizmente, tende a perdurar.

Meus amigos e minhas amigas, independente da companhia ou do tipo de negócio que você atua, a única verdade na vida de quem atua com produto não é se vai fazer discovery ou se vai usar o Jira… A verdade absoluta é que você vai ter que fazer status report. E isso pode se traduzir de diferentes formas: weekly, steering meeting, product review, alinhamento com área de negócios.

Muitas reuniões que envolvem pessoas de outras áreas que querem acompanhar o seu produto podem gerar desconforto nos Product Managers. Isso tende a acontecer, principalmente, quando as lideranças de produto deixam de alinhar expectativas, ou simplesmente entram mudo e saem calados nessas reuniões (acredite, isso é mais normal do que muita gente imagina!). E o pior de tudo isso é: os PMs ficam extremamente vulneráveis, e os stakeholders, muitas vezes acabam não entendendo os status dos produtos que acompanham.