Estimando a duração de cards de desenvolvimento usando Python e estatísticas

Esta abordagem traz benefícios ao utilizar dados históricos para estimativas mais precisas e relevantes. A representação visual facilita o entendimento das estimativas.

Estimando a duração de cards de desenvolvimento usando Python e estatísticas
Photo by Chris Liverani / Unsplash

No mundo dinâmico do gerenciamento de projetos de software, onde eu vivo diariamente, o Jira se tornou uma ferramenta indispensável. Com ela, acompanhamos a evolução das tarefas e temos uma visão clara do progresso dos nossos projetos. No entanto, prever o tempo necessário para a conclusão de cada tarefa é um desafio constante. Hoje, quero compartilhar uma solução baseada em dados para este dilema, usando as maravilhas do Python e da estatística.

Story Points

Antes de irmos mais fundo, vamos discutir brevemente os "story points". No nosso ambiente de desenvolvimento de software, usamos story points como uma medida de complexidade. Essa unidade abstrata leva em consideração vários fatores como complexidade, incertezas e a quantidade de esforço necessário para a tarefa. Assim, ao invés de estimar a duração das tarefas em horas ou dias, os story points nos permitem avaliar a duração relativa de uma tarefa em relação às demais.

Metodologia

A estratégia que eu uso, é calcular a duração média e o nível de confiança para cada quantidade de story points. O nível de confiança é computado como a porcentagem de tarefas que foram concluídas dentro da duração média estimada.