Photo by <a href=Алекс Арцибашев / Unsplash">
Photo by Алекс Арцибашев / Unsplash

Correlação estatística e causalidade em métricas de produto

Como entender esses dois conceitos pode facilitar demais a vida de uma PM

A correlação estatística e o conceito de causalidade podem ser diretamente aplicados no dia a dia de trabalho de uma PM. Identificar a correlação que o nosso conjunto de métricas de produto tem com os resultados que precisamos atingir, pode abrir caminho para que a gente consiga encontrar hipóteses com um potencial maior de validação na hora de incrementar o produto. Vamos então entender esses dois conceitos e como aplicá-los no nosso dia a dia.

A correlação estatística

A correlação entre duas variáveis mostra a associação que existe entre elas, ou em outras palavras, o quanto uma variável está relacionada com a outra. Nesse sentido, estamos falando de uma associação linear, ou seja, conforme uma delas cresce ou diminui a outra cresce ou diminui também em uma unidade fixa de valor.

Exemplo: taxa de juros desceu 2.5% e a inflação desceu 0.5%, taxa de juros desceu 2.0% e a inflação cresceu 3%. Como podemos ver, as variáveis não precisam crescer ou descer nas mesmas unidades, o que vai nos dizer o grau da correlações são as proporções de crescimento ou decréscimo de uma em relação a outra.

Toda correlação tem um grau

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis