Photo by <a href=Aaron Huber / Unsplash">
Photo by Aaron Huber / Unsplash

A pior doença organizacional para Empresas Ágeis do século: a “Síndrome do Mecânico”

Esta síndrome é muito comum em grandes empresas e, apesar de já ser ruim para elas, para as startups ela pode ser letal, causar toda a ruína de uma equipe e da confiança entre as pessoas que nela trabalham.

Imagine a seguinte situação: você leva seu carro no mecânico porque desconfia de um barulho estranho no seu carro, só que você tem zero conhecimento sobre o assunto, mas tem amigos que falam que é algo simples. Porém, quando você conversa com o mecânico, em uma rápida olhada, ele começa a falar uma série de defeitos e nomes que você não faz ideia do que significam. Automaticamente você pensa: “Estou sendo enganado”.

Por acaso, você já teve essa mesma sensação quando identificou problemas no seu projeto/produto? Ou quando você precisou do auxílio da equipe de TI? Você, por exemplo, mostra que gostaria de um botão no meio de uma tela, algo que você julga ser simples e rápido de ser feito, mas além do time dizer que isso demora eles complementam falando sobre GRID, sobre como este botão precisa acionar método ou classe X, Y ou Z. Ou ainda falam sobre as funções serem síncronas ou assíncronas, perguntam se eles podem simplesmente dar um único POST para atualizar o banco de dados ou se a cada step precisam dar UPDATE no banco… Novamente, você tem zero conhecimento de tecnologia. O que fazer? Significa que para lidar com produtos digitais eu preciso ser técnico? Seu time está realmente te enganando?

Esse conteúdo é para pessoas inscritas no portal

A inscrição é gratuita e te dá direito a ter nossa newsletter às quartas e os conteúdos abertos no site. Masss você fica sem uma série de outros benefícios gratuitos para assinantes, como a nossa newsletter exclusiva às sextas, nossos eventos e meetups.


Já é inscrito? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis