Product Oversee

A influência do Mindset Ágil em Projetos e Produtos Digitais

Metodologias ágeis e os valores do minaste ágil podem ser aplicadas tanto no desenvolvimento de um projeto quanto na construção de um produto digital. Até aí, tudo bem. Mas o papel do Mindset Ágil em um contexto de projeto serve para aumentar a performance de entregas do time, para fazer o time entregar mais tarefas, mais rápido. Já no contexto evolutivo de Serviços Digitais, o Mindset Ágil será focado para potencializar e adiantar a entregar de valor para o usuário.

São duas formas muito diferentes de se trabalhar: uma procura aumentar volume de entrega, na outra, qualidade e resolução de necessidades do usuário. Gerenciar um Projeto objetivando entregar valor para o usuário é estranho, porque o usuário só terá contato com o Projeto quando ele for totalmente completado. Já em Produtos Digitais, a ideia é entregar pequenos pedaços que já trazem valor para o produto, que resolvem um problema para o usuário ou trazem valor para o negócio.

Em um projeto é muito melhor organizar as tarefas para dar uma percepção aos stakeholders de completude do projeto. Já em um serviço digital com mindset contínuo, as entregas devem ser organizadas de acordo com o seu impacto de valor no usuário.

Na construção de Projetos a priorização é importante para adiantar a progressão de entrega. A priorização deve levar em consideração requisitos técnicos e também expectativa dos stakeholders. É muito comum alguém começar pela tarefa mais difícil e que leva mais tempo. Isso faz com que os stakeholders fiquem muito tempo sem ver progressão e aí a gestão de expectativa fica mais difícil. É importante atacar coisas pequenas que geralmente são menos complexas e que mostram de alguma forma uma progressão rápida de completude.

Já a priorização de tarefas de Produtos Digitais, devem levar em consideração impacto para o negócio e solução para problemas do usuário. Isso quer dizer que tarefas que são pequenas, mas que trazem grande impacto podem ser priorizadas antes. Contudo, nem sempre o maior impacto vem de tarefas pequenas. Nesse ponto, é importante que o time consiga, assim como em projetos, gerenciar as expectativas dos líderes e também dos usuários (dependendo do cenário).

Devo lembrar aqui (mas não entrar em detalhes) alguns princípios importantes, básicos que o pensamento Lean de Desenvolvimento de Produtos:

  1. Eliminar desperdício;
  2. Amplificar o aprendizado;
  3. Decidir o mais tarde possível;
  4. Entregar o mais rápido possível;
  5. Empoderar o time;
  6. Construir integridade;
  7. Enxergar o todo;

Não importa se você faz produto, se você faz projetos, se você projetiza uma parte do produto (como uma funcionalidade), se você seguir esses princípios básicos, você consegue sair do outro lado menos machucada, mais organizada e preparada para monitorar e gerir os resultados.

Referências: