Photo by <a href=Alvaro Reyes / Unsplash">
Photo by Alvaro Reyes / Unsplash

Um modelo simples para gestão de riscos na gestão de produto

Os riscos sempre vão estar presentes

Parte fundamental da gestão de produto é gerenciar riscos. Os riscos sempre vão existir, uma vez que estamos falando de desenvolvimento de software, que é uma ciência exata, mas incerta. E também, não podemos prever o futuro, então como saber se alguém será capaz de sequestrar nossos dados amanhã e parar nossa empresa?

Por isso, quando estamos dentro do domínio de uma organização, estamos o tempo todo gerenciando riscos, mesmo que a gente não perceba. Inclusive, não levantar os riscos é uma forma de gerenciá-los, um pouco emocionante, eu diria. Sendo assim, lidar com riscos, passará a ser algo normal na vida de uma PM.

Equilíbrio é a chave

O que eu tenho percebido é que muitas vezes as pessoas de produto não expõem os riscos ou não compartilham a responsabilidade com pares e líderes. O efeito disso é que se o risco vier a se concretizar, a responsabilidade ficou totalmente na pessoa que assumiu o risco e isso não deve e não precisa ser assim. Riscos críticos, necessariamente precisam ser expostos e compartilhados.

Além disso, do outro lado da moeda, existem riscos tão baixos que não precisam de fato ser compartilhados e nem mesmo mitigados, porque o custo de se fazer isso pode ultrapassar e muito, o retorno esperado do que estamos tentando entregar. Além disso, querer mitigar todos os riscos, pode fazer com que seu tempo de mercado aumente muito e a sua empresa perca competitividade.

Por isso, encontrar um equilíbrio é a chave para uma boa gestão de riscos.

Uma matriz de risco

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis