Product Oversee

Tenha times, não silos

A maneira como os times de produto se organizam pode impactar e muito, o resultado final

Imagem de destaque de Tenha times, não silos

Uma das formações mais comuns das pessoas que desenvolvem produto que existem atualmente é a da imagem a seguir

Nesse tipo de formação, produto, design e engenharia trabalham totalmente separados. As decisões geralmente são tomadas pelo(a) PM e passadas para as pessoas de design e engenharia executarem.

Não está claro para todos porque estão fazendo o que estão fazendo. Geralmente não entendem bem o negócio e a estratégia porque isso não chega até ele(a)s, parando no(a) PM na maioria das vezes.

É comum falas do tipo por pessoas da empresa (e inclusive pelas próprias pessoas de produto) “Time de produto…,”, “Time de design…,” e “Time de engenharia…”. No geral, confiança, motivação e colaboração estão perto de zero.

Outra formação bastante comum que existe atualmente é a da imagem abaixo

Nessa formação, o tal time de produto e design trabalham juntos, na figura do(a) PM e PD, e ao tomarem as decisões, passam o que precisa ser desenvolvido (os pastéis) para o time de engenharia.

Ainda não está claro para todos o porquê estão fazendo o que estão fazendo. Há colaboração, mas ainda é muito baixa e não dá para dizer que há confiança, porque não há como dizer que essa formação constitui um time.

Umas das melhores definições de times que eu já vi e é a que uso no meu dia a dia é a seguinte

“Pessoas que trabalham juntas em busca de um objetivo em comum.”

Bem clara, não? É algo que se parece com a seguinte formação

Não há separação entre Produto, Design e Engenharia, eles estão juntos formando um time que olha para a mesma direção. Todos entendem o porquê estão fazendo o que estão fazendo e todos concordaram em fazê-lo. Há compromisso de todos.

Todos se comprometem a buscar o objetivo e se sentem responsáveis por isso. Cada um com o seu papel específico, mas todos responsáveis. Aqui sim, há motivação e construção de confiança. Aqui há oportunidade para que todos se ajudem e cresçam juntos.

Aqui há uma chance maior de o resultado vir. E quando falo resultado não estou falando somente de receita para a empresa, mas da evolução das pessoas. De impacto direto no mundo através do produto.

Ter uma formação desse tipo parece bem simples de se fazer, mas acredite, apesar de ser algo que se parece simples, ainda é bastante contraintuitivo. As pessoas precisam estar dispostas a enxergar as coisas dessa maneira. Eu mesmo me corrijo várias vezes durante as minhas falas quando eu digo “time de engenharia”. Eu aprendi dessa forma e isso ainda está intrínseco em mim.

Eu sempre falo o seguinte:

“Não existe time de produto, time de design e time de engenharia. Existem times que desenvolvem produtos e os times dessa natureza geralmente são compostos por PM, PD e Dev(a)s.”

Do contrário você não tem times, tem silos.

Um apoio do Patrocinador - awari

Aprenda as habilidades mais requisitadas pelo mercado, receba mentoria de profissionais referência em suas áreas de atuação e conte com a ajuda de profissionais especializados para conquistar uma vaga em sua nova área.