PMs Técnicos são PMs, que primordialmente, fazem a gestão de produtos em que os usuários são pessoas programadoras.
Essa é a definição que eu uso para explicar o que é um Technical Product Manager (TPM). A primeira coisa que sempre falo é que antes de qualquer coisa um TPM é um PM. Dito isso, ele fundamentalmente, precisa saber bem o que é gestão de produto. Period.
Não me entra na cabeça escutar das pessoas que como o TPM não cuida de produtos ditos customer facing (vou falar mais sobre isso mais tarde), ele não precisa entender dos aspectos do negócio e já ouvi até que não precisa falar com usuários.
Deixa eu te contar uma coisa, todo produto tem clientes, não importa se ele é interno ou externo. Se alguém vai usar o seu produto, ele precisa "comprá-lo" ou "alugá-lo" como se diz nos Jobs to be done.
Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal
Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.
Já é assinante? Você pode entrar aqui.
Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?
Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.
Você pode assinar clicando aqui