Photo by <a href=Umberto / Unsplash">
Photo by Umberto / Unsplash

Technical Product Manager - Uma definição

É sobre produto e não, necessariamente, software

PMs Técnicos são PMs, que primordialmente, fazem a gestão de produtos em que os usuários são pessoas programadoras.

Essa é a definição que eu uso para explicar o que é um Technical Product Manager (TPM). A primeira coisa que sempre falo é que antes de qualquer coisa um TPM é um PM. Dito isso, ele fundamentalmente, precisa saber bem o que é gestão de produto. Period.

Não me entra na cabeça escutar das pessoas que como o TPM não cuida de produtos ditos customer facing (vou falar mais sobre isso mais tarde), ele não precisa entender dos aspectos do negócio e já ouvi até que não precisa falar com usuários.

Deixa eu te contar uma coisa, todo produto tem clientes, não importa se ele é interno ou externo. Se alguém vai usar o seu produto, ele precisa "comprá-lo" ou "alugá-lo" como se diz nos Jobs to be done.

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis