Uma anotação sobre os primeiros 90 dias para pessoas de produto

É uma anotação sobre um assunto bastante amplo, que não tem respostas corretas, mas que pode te ajudar a dar um primeiro passo para construir o seu próprio guia.

Dizem que os primeiro 90 dias são decisivos para você criar espaço e já começar a entregar os primeiros resultados. A ideia toda em volta desse assunto é que a coisa mais perigosa para uma nova transição é que as pessoas e a empresa podem não reconhecer que há uma diferenciação nessa mudança. Essa transição precisa ser percebida por você e principalmente pelos outros.

As suas mudanças pessoais de comportamento precisam estar claras. Você não deve ficar preso às suas competências do passado e principalmente não pode contar apenas com o conhecimento que você adquiriu até ali. Embora esse conhecimento tenha te levado até essa nova responsabilidade, é um momento onde você vai precisar abraçar informações novas e fazer conexões com a bagagem de conhecimento que você tem agora, até o momento. Isso não quer dizer que você precisa "mostrar trabalho". Não é para queimar a largada. Gerar mudanças drásticas é ruim. Dependendo do contexto que você está assumindo a cadeira ou indo para uma nova empresa, a mudança já é pesada demais para que todos assimilem. Por isso, não tente mudar tudo nesse primeiro momento. As vezes o plano é simplesmente fazer as pessoas se acostumarem a você. É muito mais fácil causar uma má impressão nessa fase e por isso, às vezes, não fazer nada é a melhor decisão.

Isso se aplica não apenas a altos cargos, mas também para qualquer responsabilidade. Quando você é alguém que gere produtos digitais, é comum estar numa cadeira que tem intersecção com várias áreas e diversos níveis de responsabilidades. Todas essas pessoas estão ansiosas para resolver seus problemas. Algumas pessoas vão te enxergar como alguém que vai abrir caminhos. Outras pessoas vão achar que você vai atravancar o processo. É importante então, aliviar as expectativas indo com calma e entendendo as motivações desses terceiros.

Meu guia não correto e incompleto dos primeiros dias

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante você tem acesso à todos os conteúdos exlusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Entre aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis