Photo by <a href=Chris Liverani / Unsplash">
Photo by Chris Liverani / Unsplash

Ser ágil é ser rápido?

Um dos conceitos mais mal entendidos da agilidade

Oras, se você estiver se referindo ao significado do adjetivo ágil, contido no dicionário e que se refere a algo

“que se movimenta com excesso de facilidade; que se move de maneira rápida; veloz”

pode até ser que sim. Agora, se você estiver se referindo ao ágil dentro do contexto de software, então com certeza não!

Ainda lembro quando estava estagiando na SAP da Hungria, primeiro lugar em que realmente tive experiência com desenvolvimento de software (ainda software, não existia product management lá ainda em 2013), e, em minha entrevista, o gerente falou que eles eram ágeis.

Eu já havia feito um minicurso de Scrum em um evento da universidade e para mim até então, saber Scrum era ser ágil. Logo, sem hesitar, falei para eles que achava legal o fato de utilizarem a metodologia e estava me gabando por saber o que significava ágil (mal sabia eu, que se eles não utilizassem Scrum mesmo, talvez eu nem tivesse conseguido a vaga :D).

Outra coisa que eu havia colocado em minha cabeça é que ser ágil é realmente ser mais rápido. Pode até que isso realmente aconteça em algumas situações, mas essa não é a regra, de maneira alguma.

E você não precisa ler aqueles livros de páginas sobre as mais diferentes abordagens que dão para o ágil por aí. Basta ler o manifesto ágil. Sim, simples assim. Tem até o link aqui para ficar ainda mais fácil.

Agora, faça o seguinte: abra a busca de texto do seu navegador na página do manifesto e procure pelas palavras “rápido” e “veloz”. Achou? Pois é!

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis