Seis passos para um onboarding remoto próximo e transformador

Como um onboarding focado nas pessoas pode desenvolver APMs e PMs dentro de times de produto poderosos

Em uma empresa de tecnologia a área de produto é mais que fundamental: é central, onde as mais relevantes discussões se encontram. Na VTEX não é diferente. Discussões e resultados não se fazem sem pessoas com senso de dono e atitudes inspiradoras e o elo que conecta essas pessoas é o Product Manager. Junto com o time de produto, o PM está constantemente inspirando e sendo inspirado, focado em endereçar necessidades reais, tanto de seus clientes quanto de seu time. Então, como aplicar um onboarding eficiente a uma peça tão essencial da empresa, em um cenário de trabalho remoto? Temos aqui seis passos para chegar até lá.

Além do onboarding institucional

Entender profundamente a empresa, seu negócio, seu mercado, suas ferramentas disponíveis e, principalmente, sua visão de futuro, deve ser comum a todos os times de todas as áreas.

Antes de mais nada, para construir um onboarding focado nas pessoas é preciso entender as necessidades de cada tipo de profissional - nesse caso, os PMs - e desenhar um fluxo que atenda a todas elas de forma concentrada com uma linguagem acessível. Assim, um novo PM precisa entender as expectativas em seu novo time, seus principais desafios e seus stakeholders para dar início ao trabalho do dia a dia. É com esse pensamento que construímos os seis passos abaixo de um onboarding focado no desenvolvimento de novos PMs.

Primeiro passo: os desafios

Para estimular o senso de liderança dos PMs desde o primeiro dia, apresentamos dois de seus principais desafios. Levamos um desafio da empresa em que a área de produto é a maior responsável por criar soluções, como baixa aderência dos usuários a pesquisas NPS, alta de tickets sobre uma determinada feature, ou até mesmo a ausência completa de uma área de produto. O que esses desafios têm em comum? Todos dizem respeito a aspectos da empresa que impactam além do time de produto, chegando a outros times, stakeholders e até mesmo aos clientes.

Já o segundo desafio deve ser mais focado no time de produto, com o objetivo de torná-lo ainda mais poderoso. Pense: que desafios internos um time de produto precisa superar? Podemos pensar desde necessidades primordiais, como uma melhor organização do backlog, se é preciso fazer team building e até a criação de uma visão mais ampla do time.

O propósito desse primeiro passo é mostrar ao PM pontos fundamentais tanto para o time quanto para a empresa como um todo, alinhando expectativas para um onboarding comprometido e objetivo.

Segundo passo: o escopo de trabalho

É comum que os PMs cheguem em um novo time com um mindset amplo, às vezes se envolvendo em muitos projetos simultaneamente, mas um onboarding eficiente já deixa claro suas maiores responsabilidades e com quais times ou features ele vai trabalhar. Uma linguagem baseada no futuro é essencial para que o profissional trilhe um caminho assertivo e possa começar a se desenvolver dentro da empresa desde o primeiro dia.

Para construir um time de produto poderoso e inspirar novos profissionais da área é preciso foco. Assim, não limitamos a atuação do PM no onboarding - orientamos pelo caminho ideal para que ele entre concentrado e, ao mesmo tempo, livre para colaborar.

Terceiro passo: as metas

Esse conteúdo é para pessoas inscritas no portal

A inscrição é gratuita e te dá direito a ter nossa newsletter às quartas e os conteúdos abertos no site. Masss você fica sem uma série de outros benefícios gratuitos para assinantes, como a nossa newsletter exclusiva às sextas, nossos eventos e meetups.


Já é inscrito? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis