Priorização: o grande problema de quem gere produtos

Para priorizar é necessário bom senso, dados, sensibilidade sobre o negócio e sobre os usuários e principalmente sobre o timing do produto. Priorizar é gerir expectativas e potencializar resultados.

Priorização é difícil. Pra mim o problema atual das pessoas que gerem produtos é priorização. Isso se intensificou muito com a migração enorme de pessoas de outras áreas para Produto, mas tenho identificado esse problema desde quando eu era um Coordenador Técnico e lidava diretamente com PMs.

Priorização é a arma mais importante e essencial da gestão de produtos. Só para citar alguns exemplos, a maioria das pessoas têm dificuldades de lidar com priorizações de:

  • débitos técnicos
  • requisições de stakeholders
  • evolução recorrente de produto
  • Itens de OKR
  • Achados de pesquisas e análises
  • Hipóteses e oportunidades

A minha maneira de raciocinar sobre priorização é “simples” e envolve apenas uma variável que deve ser levada em consideração: resultado para o negócio por meio do comportamento do usuário através da entrega de valor percebido pelo uso.

Eu sei. Não consegui simplificar o bastante. Mas basicamente essa é a principal responsabilidade dos PMs.

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante você tem acesso à todos os conteúdos exlusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Entre aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis