Photo by <a href=Zoltan Tasi / Unsplash">
Photo by Zoltan Tasi / Unsplash

PMs não são CEO de coisa alguma

Esqueça essa história de que PMs são CEO/Presidentes do Produto. A realidade conta outra história.

Você já deve ter ouvido a frase “O PM é o CEO do produto”. Essa frase se tornou bastante comum entre os PMs na tentativa de explicar qual a responsabilidade do seu papel. A primeira vez que ouvi essa frase foi no ótimo antigo artigo do Ben Horowitz chamado Good Product Manager/Bad Product Manager. O próprio autor colocou um disclaimer no início do texto avisando que tal artigo pode não se adequar mais à realidade dos PMs hoje. E de veras, não se adequa, pelo menos quando dizemos que o PM é o CEO do produto.

O PM tem muitas responsabilidades, e na minha opinião, poucas delas não são compartilhadas com outras áreas e pessoas. É por isso que há uma confusão enorme sobre qual o papel de PM nas empresas. Ele participa das decisões, mas não decide nada de fato. Ele diz quais os próximos passos do time, mas não é “chefe” de ninguém. Ele diz o que pode ser bom ou ruim para o cliente, mas não desenha nem executa a solução. Para quem vê de fora, a posição de PM pode ser bastante glamourosa, mas quando você analisa mais de perto…

Não é CEO do time

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis