PMs e Agilistas: dicas para melhorar a relação

Desavenças existem e podem até ser produtivas. Saiba como reconhecer os atritos e propor a colaboração mútua.

Empresas que trabalham com modelo de squad muitas vezes têm o Agilista (ou Scrum Master) dentro do time como forma de melhorar a eficiência do time de desenvolvimento como um todo.

Que atire a primeira pedra o Product Manager que não teve nenhum tipo de atrito com o Agilista do time. Muitos desses conflitos tendem a ser saudáveis e geralmente têm a ver com algum tipo de rito que o Agilista quer trazer, mas que o PM não concorda; com o direcionamento das dinâmicas; com a blindagem do time de desenvolvimento ante priorizações etc.

O Agilista, vale destacar, é o ‘guardião’ de cerimônias e processos que visam melhor eficiência do time. Dependendo do contexto da empresa, é ele o responsável por configurar o quadro que o time tem como referência (geralmente no Jira), por liderar cerimônias como retrospectivas e dailies e servir como ponto focal para o time na resolução dos problemas.

Mas, assim como o PM, o Agilista não é líder direto do time de desenvolvimento. Na dinâmica do dia a dia, tanto o PM quanto o Agilista precisam encontrar uma forma colaborativa para que o time realmente consiga trabalhar com eficiência.

Se este é o caso do local em que trabalha, então as dicas a seguir podem ser importantes.

Faça um levelling de senioridade

Para que a relação do PM e do Agilista seja mais frutífera para o time e à empresa, é necessário entender qual a senioridade de cada um.

Ao lidar com um Agilista Júnior, por exemplo, vale a pena criar um alinhamento contínuo explicando como um profissional de produto trabalha, que nem tudo que está no backlog será priorizado e que pode acontecer de alguns ciclos não serem completos como se esperava.

Agilistas mais sêniores, por exemplo, têm experiência para contrabalancear os frameworks de trabalho (Scrum, Kanban, Scrumban e sempre fugir do SaFe) e fazer uma leitura mais coesa de como o time prefere trabalhar, adequando o método de forma contínua.

Isso não quer dizer que o PM precise dificultar as coisas com os Agilistas Júnior. Mais empatia, por favor, pelo profissional que está saindo da teoria para as primeiras aplicações práticas.

Alinhem o que não precisa ser by the book

Esse conteúdo é para pessoas inscritas no portal

A inscrição é gratuita e te dá direito a ter nossa newsletter às quartas e os conteúdos abertos no site. Masss você fica sem uma série de outros benefícios gratuitos para assinantes, como a nossa newsletter exclusiva às sextas, nossos eventos e meetups.


Já é inscrito? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis