Photo by <a href=NisonCo PR and SEO / Unsplash">
Photo by NisonCo PR and SEO / Unsplash

Otimizar uma funcionalidade ou resolver outro problema?

Dicas para novos PMs entenderem o que há por trás dessa decisão

No seu dia a dia de PM você já se pegou pensando até que ponto vale otimizar uma funcionalidade ou partir para resolver um novo problema? Essa é provavelmente a dor de muitos times de produto.

Devo melhorar uma jornada de onboarding ou criar uma nova funcionalidade para conseguir atrair outro segmento de clientes? Melhorar uma jornada de compra que tem alguns problemas de usabilidade ou evoluir os relatórios de venda? O ovo ou a galinha?

O grande ponto em tomar uma decisão de parar de otimizar uma funcionalidade ou jornada é que sermos estratégicos faz parte do nosso papel. Isso significa que não deveríamos simplesmente tomar uma decisão de otimização nos baseando somente em nosso escopo, mas sim, buscando uma visão mais global do produto como um todo.

Será que não existe um problema mais prioritário para ser resolvido do que o que estamos resolvendo agora? Até mesmo se não for dentro do nosso escopo de atuação? Existem outras oportunidades que não estamos enxergando porque estamos com um olhar muito local dentro das paredes do nosso escopo?

Bons PMs são capazes de conseguir questionar se realmente faz sentido continuar focando em uma jornada específica que não está perfeita mas que não traz problemas para o negócio, e que portanto pode-se deixar do jeito que está.

Bons PMs entendem que os escopos que eles estão, podem ser temporários porque em algum momento já resolveram um problema específico de negócio ou atingiram um resultado esperado e, holisticamente, existem outros pontos do produto e da empresa que precisam de mais ajuda agora.

Talvez questionar o escopo dentro da sua empresa seja um pouco difícil pela organização dos times e da hierarquia, mas mesmo que não consiga chegar nesse nível, você sempre pode se questionar dentro do seu escopo e tomar uma decisão sobre iterar em algo ou partir para outro problema. Por isso, separei algumas dicas que vão te ajudar no direcionamento de como fazer uma escolha consciente.

Entenda a natureza dos KPIs e o que podem fazê-los sair da normalidade

Falamos aqui no portal sobre a necessidade de entender como conectar o produto ao negócio (você pode ler mais nesse texto). Pois bem, saber quando otimizar ou parar de fazer algo pode ser bem simples de se responder se você souber qual KPI de negócio que indiretamente o seu time precisa impactar e quais métricas de produto que são proxies para esse KPI de negócio.

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis