Photo by <a href=Johnson Wang / Unsplash">
Photo by Johnson Wang / Unsplash

Opinião: As responsabilidades do PM estão distorcidas

Por vezes parece que ainda estamos nos anos 2000

Eu entrevistei mais de 50 PMs na época que estavam interessados em trabalhar com a gente aqui na Vindi. Na Vindi, nós temos um processo seletivo bem definido e em uma das etapas nós sempre perguntamos quais as responsabilidades que ele tem no seu trabalho atual. Depois de ter falado com tanta gente, comecei a notar padrões de certas distorções no papel que o PM exerce em cada uma dessas empresas.

Eu chamo de distorção porque na minha visão e na visão de muita gente do mercado por aí, o PM tem um papel muito bem definido, então fica fácil de saber o que um PM não faz. Uma das melhores definições que eu conheço é a do nosso querido Martinho (apesar de eu não concordar com quase tudo que ele fala)

"to discover a product that is valuable, usable and feasible" - Marty Cagan

Essa definição diz muito sobre as atribuições de um PM, pois quando falamos que um produto tem que gerar valor, estamos falando que ele deve melhorar de alguma forma a vida do usuário e só assim, só quando deixarmos os usuários mais felizes, com mais tempo, aliviados, menos estressados, é que de fato o negócio será impactado continuamente e ele vai nos dar o seu suado dinheirinho com gosto.

Quando falamos que o produto precisa ter boa usabilidade, estamos falando que não adianta o produto resolver a dor do usuário, mas eu ter que ter 245345345 pessoas tendo que ajudá-los a usar o produto porque ele é muito complexo. O impacto no negócio, nessas situações acaba sendo muito baixo porque o custo operacional vai nas alturas, sem contar que a satisfação será baixa no geral. Fica mais difícil manter o usuário com você se outra solução disponível também deixá-lo mais feliz e ser muito mais simples de usar.

E por último, quando falamos que ele deveria ser factível, estamos falando que com a velocidade que o mercado muda e que a tecnologia avança, se ficarmos 1 ano fazendo algo complexo, mesmo que com interações curtas, pode ser que quando a entregarmos o valor final, tudo já mudou e nossa solução não seja tão mais relevante, por isso o PM tem que ser capaz de conseguir encontrar soluções simples para problemas complexos.

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis