Photo by <a href=Dan Gold / Unsplash">
Photo by Dan Gold / Unsplash

O Uber, os Ford Kas, e a Gestão de Produto

Você não é o seu usuário e precisa entender isso

Eu sou um usuário assíduo do Uber desde que me mudei para São Paulo. Já cheguei a usar todos os dias durante meses (agora com a pandemia, bem menos!) para ir trabalhar e um carro bastante frequente que sempre vinha pra mim era o Ford Ka.

Toda vez que eu entrava no carro, o painel dele me deixava um pouco surpreso e eu ficava me perguntando “Por quê tem um painel numérico? Será que alguém usa isso?”. Para ficar visual o que eu estou falando, tirei uma foto de uma de minhas corridas

Image for post

Certo dia, eu resolvi perguntar para um motorista que ano era o carro dele, porque vai que era 2010 né, já faria um pouco mais de sentido ter um painel analógico assim. Pra minha surpresa, ele respondeu que o carro era 2018/2019.

Bom, pra mim não fazia nenhum sentido um carro desse ano ter um painel analógico numérico e então resolvi começar a fazer as seguintes perguntas para os motoristas quando eu entrava nos Kas, já que eu não me considero um usuário de carro (e um dos princípios básicos da gestão de produto é que quase sempre você não é o seu usuário e até que você fale com ele, tudo não passa de hipóteses):

  • Você sabe para que serve esse teclado?
  • Você sabe usar esse teclado?
  • Você já usou esse teclado alguma vez?

Uma pesquisa básica sobre perfil e aderência de uso. Eu fiz essas perguntas para 8 motoristas, onde as respostas foram as seguintes:

  • Você sabe para que serve esse teclado? 100% disseram que achavam que era pra fazer ligações.
  • Você sabe usar esse teclado? 7 disseram que não sabiam e 1 disse que sabia.

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis