Photo by <a href=Kelli McClintock / Unsplash">
Photo by Kelli McClintock / Unsplash

O sentimento de que as pessoas que desenvolvem não entregam

Esse sentimento não vai te levar a lugar nenhum. Se livre dele

Se você é PM, é bem provável que você já sentiu uma frustração sobre a velocidade com que as pessoas que desenvolvem colocam coisas em produção, não sentiu?

Pois eu já senti e não foi uma vez só. Eu sempre ficava com essa pergunta cabeça

“Por que demoram tanto para terminar? Parece tão simples!”

E esse sentimento mais me atrapalhava do que ajudava. Decidi então entender porque eu estava me sentindo assim e o que eu aprendi, eu conto para vocês agora.

Você está num time

A primeira coisa que precisamos entender para eliminar essas frustrações é entender que estamos num time. E se realmente estamos num time, todas as pessoas que ali estão, são responsáveis pelo resultado final.

Cada uma dessas pessoas com o seu papel bem específico e sua especialidade, mas todas buscando o mesmo objetivo. Sendo assim, se você sente que algo não está bom, o que você deveria fazer então é chamar as pessoas do seu time e conversar com elas para entender se realmente existe um problema.

Enquanto você não conversar com as pessoas e de fato entender o cenário, o contexto e os possíveis problemas que existem ali, ficar pensando na velocidade que as coisas andam só vai te desgastar com as próprias pessoas.

Desenvolvimento de software é uma ciência complexa

Eu iniciei minha carreira como desenvolvedor e posso dizer com firmeza: desenvolver software é algo bastante complexo.

Vários fatores colaboram para isso: código legado, arquitetura mal planejada, a linguagem de programação, o momento de vida do produto, a formação do time e assim vai.

Se você não conseguir entender todas as variáveis que estão impactando o desenvolvimento, vai continuar achando que são as pessoas que desenvolvem que são lentas e na grande maioria das vezes não são.

Tente entender mais sobre a tecnologia, sobre os problemas da arquitetura, sobre a organização do time e sobre as pessoas. Isso com certeza vai te ajudar a entender mais sobre o fluxo de desenvolvimento e tirar a culpa das pessoas.

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis