O que o filme “Um Senhor Estagiário” nos mostra sobre Produtos Digitais!

Não é de hoje que podemos fazer boas analogias a filmes que assistimos, com nossa função ou rotina de trabalho.

O Senhor Estagiário” (The Intern) é um desses filmes!

Disponível na Netflix, esse filme de 2015, estrelado pela Anne Hataway e Roberto Deniro, é bem apropriado praquelas tardes chuvosas ou pra uma tarde de domingo…melhor estilo “sessão da tarde” e uma excelente e divertida distração!

Nele, Jules Ostin é a CEO de uma startup de moda e Ben Whittaker, um Senhor de 70 anos que resolve voltar a ativa e é contratado como “Estagiário” na cia.

Durante as cenas, percebemos boas referências e links de situações com a área de Produtos Digitais que consolidei abaixo…

Vê se você se identifica também ;)

Métricas!

Medir não é só importante, como extremamente relevante!

A personagem de Anne Hathaway, Jules, mostra que é primordial ter o controle de suas vendas, tendo indicadores ao seu alcance, como as áreas de mais interesse de seus clientes e produtos mais vendidos.

Ferramentas de Análise e Métricas auxiliam na tomada de decisões e evitam que o “achismo” se crie… Jules sabe das coisas! ;)

Mesa limpa = Backlog atualizado

O backlog costuma ser conhecido, em alguns casos, como o “repositório do esquecimento”.

Isso porque vamos acrescentando tantas histórias, tarefas e desejos lá, que se não ficarmos atentos, uma hora fica difícil ter uma visão do que está lá por baixo, assim como definir uma prioridade.

No filme, Ben mantém as mesas sempre limpas e organizadas!
Que tal fazer isso com nosso Backlog, dando aquela refinada básica de tempos em tempos?

Reconheça as conquistas do seu time!

Sabemos o quanto é valoroso o reconhecimento!

Em uma das cenas, notamos que alguém toca um sino sempre que algo relevante ocorre, como por exemplo, uma meta é alcançada.

Comemore e compartilhe esse sentimento com todos!

Isso motiva e é combustível e energia pras próximas missões!

Super importante: dê chance do seu time participar, errar, tentar!

Como Ben diz em determinado momento: “You’re never wrong to do the right thing.” (Você nunca está errado em realizar a coisa certa).

De olho nos seus Usuários/Clientes/Consumidores!

Jules sabe da importância do Atendimento (olha o Customer Experience ai…rs)!

Ela acompanha os processos da empresa e a dores de seus clientes e com isso nos faz refletir que tão importante quanto o crescimento do negócio, é o fato que precisamos ficar antenados no que realmente vai fazê-lo continuar existindo.

A famosa “Horizontal”!

A empresa de Jules, mostra bem isso na disposição de suas mesas e áreas.

A comunicação é horizontalizada e aparentemente, todos trabalham no mesmo andar, tendo somente alguns ambientes como salas de reuniões, fechadas por paredes de vidro, algumas com persianas.

O acesso fácil a níveis antes vistos como inalcançáveis para simples mortais, é um dos pontos que observamos estar cada vez mais presente nas empresas.

Um C-Level pode estar está bem ali, a cinco passos da sua estação de trabalho e aberto a uma conversa, sem você precisar pedir permissão para uma secretária ou agendar um dia/horário pra isso.

Tá bom, eu sei… nem todos são assim, mas Let´s keep the faith em dias melhores, né?

Arregaça as mangas e vai!

Mesmo com as dificuldades de se adaptar a uma nova cultura, rotinas, pessoas, processos e tarefas, Ben não desiste!

Isso prova que os desafios nos tornam competentes e “calejados”!

Certas questões estão ali e são de fato, não tão simples. Reclamar só fará com se percam minutos que poderiam estar sendo dedicados a construção de uma solução!

Empatia e Comunicação!

Duas qualidades que figuram entre as minhas preferidas Soft Skills!

Somos diferentes não só fisicamente. Temos perfis psicológicos quase que únicos e com isso, somos suscetíveis aos “momentos”.

Se coloque no lugar do outro. Procure pensar como ele antes de acenar com uma negativa ou argumentar de forma contrária.

Além disso, Ben vê que mesmo num grande espaço, sem barreiras, a comunicação entre elas precisa sempre melhorar.

Ahhh, o Feedback!

Como o 1:1 (one-a-one) é importante, não concordam?

Um bate-papo franco com cada membro do seu time e com seu head, ajudam a identificar pontos importantes de melhoria que você espera deles e que eles esperam de você!

Além de ser um possível identificador de conflitos que podem nascer da ausência de solução de pontos destacados ou criação de planos de ação para resolvê-los!

Esteja cercado por pessoas diferentes!

Como disse acima, somos únicos e um time é formado por pessoas diferentes com conhecimentos específicos (Hard Skills) em níveis igualmente diferentes e padrões comportamentais que expressam desde perfis de líderes natos até especialistas que rendem muitos mais quando trabalhando como lobos solitários. Essa multidisciplinaridade (eita..rs) costuma render bons resultados!

Vc acredita que em um time de futebol formado só por atacantes ou só por zagueiros pode manter uma boa sequência de resultados?

Esteja sempre preparado!

Wow… I didn’t see this coming”… Jules foi pega de surpresa quando os investidores da empresa lhe informaram a decisão sobre a entrada de um CEO que iria “supervisionar” seu negócio.

Você e seu time podem estar super animados com o desenvolvimento de uma feature ou nova vertical e do nada…pahhh!! Seu Stakeholder, a área de negócios, o CEO ou até mesmo o board da empresa decidem pivotar e mudar o rumo da coisa toda.

Vamos falar mais sobre “resiliência” em outro artigo, mas cabe a você, respirar e não deixar que esses fatos interfiram no seu ritmo! A decisão pode não ter sido sua, mas se foi tomada…deve ter um motivo sensato!

E pra fechar com uma boa frase de efeito, Ben nos deixa uma bela lição:

“The key is to keep moving.”

Ou seja…o negócio é continuar em frente, caminhando! ;)

É isso ai, Product Lovers!

Go ahead!

Nos vemos por ai! ;)

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis