O papel de um gerente de produto de dados em organizações modernas

No cenário orientado a dados de hoje, as organizações dependem cada vez mais de profissionais que possam gerenciá-los e alavancá-los com eficiência. Uma das funções surgidas nesse processo é a de um gerente de produto de dados (Data Product Manager ou apenas DPM).

O papel de um gerente de produto de dados em organizações modernas
Photo by Clay Banks / Unsplash

Este texto mergulha nas responsabilidades, habilidades e criticidade da função de DPM nas empresas modernas. Além disso, explora as distinções entre produtos de engenharia de dados, machine learning (MLOps), ciência de dados e analytics, esclarecendo suas respectivas contribuições para o ecossistema.

É muito importante deixar claro que este artigo foi elaborado considerando minhas experiências profissionais, estudos e pesquisas. Certamente existem outras interpretações e perspectivas para o que será descrito no texto.

Compreendendo este papel

Os DPMs desempenham um papel fundamental ao fazerem a ponte entre as equipes técnicas, os stakeholders de negócios e todas as iniciativas data-oriented na empresa. Eles são responsáveis ​​por supervisionar seu desenvolvimento, implementação e o gerenciamento de produtos que impulsionam a inovação, aprimoram a tomada de decisões e agregam valor à organização.

Para se destacar na função de DPM, as pessoas precisam de um conjunto diversificado de habilidades. Eles devem possuir uma sólida experiência em gerenciamento de informações, com conhecimento de arquitetura, modelagem e tecnologias de banco (BDs). Além disso, devem ser proficientes em metodologias de gerenciamento de produtos, práticas ágeis e gerenciamento de projetos.

Os DPMs também desempenham um papel essencial na promoção de uma cultura de dados dentro da organização, como defender a tomada de decisões informadas, educar as partes interessadas sobre o seu valor, e facilitar a sua democratização em equipes e departamentos/áreas. Ao promover essa mentalidade, os DPMs capacitam os colegas e auxiliam na inovação, na evolução da tomada de decisões e no sucesso da organização.

Além disso, num contexto de crescente facilidade de obtenção de bases, os DPMs desempenham um papel fundamental para uma organização, garantindo o foco das equipes (reduzindo o desperdício de dinheiro e tempo) e dominando a cadeia de valor para maximizar o valor extraído para o cliente (interno ou externo).

Cadeia de valor de dados

Conforme mencionado anteriormente, um fator relevante para o sucesso de um Data Product Manager (DPM) está em sua capacidade de dominar a cadeia de valor de dados e compreender seu impacto em uma organização. Para ilustrar melhor esse conceito, o framework a seguir descreve os estágios desta cadeia, destacando os desafios predominantes e o principal valor criado em cada estágio: