O mínimo que uma pessoa de produto precisa saber sobre tecnologia

O básico que vai ajudar muito o seu dia a dia

O mínimo que uma pessoa de produto precisa saber sobre tecnologia
Photo by Taylor Vick / Unsplash
"Eu preciso saber programar?" "O quanto eu preciso saber de tecnologia?"

Essas são as perguntas que recebo com bastante frequência no meu dia a dia, seja em mentorias, seja em canais públicos que estou.

Esse já é um debate antigo na comunidade de produto, principalmente sobre se um PM precisa ou não saber programar. No geral, a minha resposta é bem curta e direta: não. Escrever código é o trabalho do engenheiro de software, não do PM e nem do design.

Agora, saber programar é algo ruim? Absolutamente não, inclusive pode te dar uma vantagem muito grande no seu dia a dia nos debates no time. Sei disso porque sou formado em Engenharia de Computação e isso me faz conseguir ter uma profundidade muito grande para conversar com as pessoas de engenharia e traduzir o tecniquês para os stakeholders de forma mais simplificada.

Mesmo eu enxergando essa vantagem, eu continuo achando que um PM não deveria parar para aprender programação. Ao invés disso, na minha visão, ele deveria gastar esse tempo aprendendo sobre tecnologia de maneira mais abrangente e se ele já sabe, então deveria estar aprendendo mais e mais sobre negócio e sobre o mercado que está.

No geral, o que falo para as pessoas é o seguinte: será muito mais complicado fazer um bom trabalho trabalhando com tecnologia se você não entender sobre tecnologia. É algo até incongruente. E não, não estou falando que não tem PMs com muito sucesso e que sabem pouco sobre tecnologia, pois sei que tem. Mas como disse, sua vida seria muito, mas muito mais fácil se soubesse.

Então, sim, se você trabalha com produtos digitais, é muito importante que você saiba pelo menos o básico sobre como os sistemas e a programação funciona. Isso irá te ajudar e muito no seu dia a dia.

Já pensou conseguir contrapor com argumentos mais sólidos que algo não precisa demorar 3 meses para ser feito, por que existem alternativas que podem ser feitas ao invés do código perfeito? Imagine conseguir acelerar a tomada de decisão sem depender totalmente de uma pessoa de engenharia?

Parece libertador, não? Para mim sempre foi!

O que preciso saber, então?

De maneira abrangente, o que falo para as pessoas aprenderem sobre tech são os seguintes tópicos: ⁣

  • Entenda como funciona a internet: entender como o conteúdo de um site chega no navegador do seu computador é uma boa base de tecnologia para qualquer profissional.
  • Como funciona um algoritmo e as linguagens de programação: algoritmos são a base de qualquer profissional que trabalha com programação. Na Universidade, a primeira coisa que você aprende em programação são algoritmos. Além disso, entender os conceitos básicos da programação é muito útil para você se encontrar dentro de conversas mais técnicas com as pessoas de engenharia. Isso pode incluir coisas como entender como os dados são armazenados e recuperados, o que é uma API, o que é backend e o que é frontend.
  • Fundamentos da arquitetura de software: aqui você pode aprender especificamente sobre os sistemas da empresa que você trabalha, mas também pode aprender alguns tipos de arquitetura de maneira mais genérica.
  • Análise de dados: se você quer ir um pouco além, aprender SQL te dará mais autonomia em análise de dados. Acredite, SQL não é um bicho de 7 cabeças e você consegue, sim, aprender pelo menos o básico. E mesmo que você não queira aprender SQL, o mínimo que você precisa saber como uma pessoa de produto, é conseguir extrair informações de dashboards de dados.
  • Tecnologias Específicas do Produto: é super importante que você entenda as tecnologias específicas que alimentam o seu produto. Por exemplo, se o seu produto é um aplicativo móvel, é importante que você entenda o básico sobre o desenvolvimento de aplicativos móveis.
  • Conceitos básicos da tecnologia da informação: por último, ajuda muito se você souber conceitos básicos sobre como funciona uma nuvem, cache, mensageria, micro serviços, monolito e outros termos bastante comuns no dia a dia de um time de desenvolvimento de produto.

Você não precisa aprender nada disso profundamente, só o suficiente para você não ficar alienado quanto aos temas. Acredite, não é tão difícil quanto parece e os benefícios que você terá no seu dia a dia e até para o seu valor de mercado serão muito grandes.

Dicas de onde buscar conhecimento

Se você não tem uma formação técnica como eu (que fiz Engenharia de Computação), não pense que você precisa fazer uma faculdade para aprender tecnologia no nível que você precisa aprender, porque não precisa.

A sua primeira fonte de aprendizado está justamente com as pessoas de engenharia, até porque, só elas vão conseguir te ensinar sobre os sistemas da empresa. Eu sempre que chego numa empresa marco várias sessões com as pessoas de engenharia dos meus times e peço para eles me explicarem os sistemas e como eles se relacionam.

Não fique com medo de pedir ajuda, inclusive é algo que demonstra muito boa vontade e você tem a oportunidade de criar uma relação melhor com as pessoas que desenvolvem. Eu nunca recebi uma negativa de um pedido de ajuda, pelo contrário, as pessoas sempre foram muito solícitas.

Outro caminho é você fazer um curso de tecnologia em uma das mais diversas plataformas de estudos que temos por aí. Uma baita indicação é o curso Tecnologia para Pessoas de Produto (tem cupom de desconto para vocês no link) do Rafael Camarda na Udemy. Ele criou esse curso justamente para ensinar o que uma pessoa de produto precisa saber sobre tecnologia no seu dia a dia.

E um último caminho é buscar conhecimento nos livros. Aqui é um pouco mais complexo, porque você teria que aprender sozinho, mas também acho um caminho super válido. Vou deixar aqui algumas indicações para você que gosta de ler e se aventurar em novos caminhos:

Tire de você essa crença limitante que você não consegue aprender tecnologia. Quando eu entrei na faculdade eu não sabia absolutamente nada sobre programação e tive dificuldades no começo para aprender, mas o que eu aprendi é que com insistência e repetição as coisas se encaixam mais cedo ou mais tarde.

Pode não ser intuitivo no começo, mas não desista. Aprender sobre tecnologia só irá te trazer benefícios como um profissional de produto.

Vamos começar hoje?