O mínimo depende de quem vê

Relatos de como é difícil achar ou conseguir chegar em um MVP e a partir dele formar diversos outros MVPs.

O mínimo depende de quem vê
Photo by Tetiana SHYSHKINA / Unsplash

O cérebro humano possui limitações temporais que nos impede de imaginar como algo inteiro pode ser dividido em X ou Y partes e está tudo bem é normal. Quer provas? Vamos fazer um experimento simples, olhe para a imagem abaixo e mentalmente reflita sobre o que ela é.

Fonte: iStock

Provavelmente você está pensando que são cacos de uma caneca. Se você conseguiu chegar até aqui, faço uma pergunta complementar: você consegue imaginar como seria essa caneca antes de ser quebrada? Como era ela inteira?

Infelizmente, não vou conseguir saber se você, leitor, consegue imaginar a caneca montada e antes de ser quebrada. Se conseguiu, parabéns, você faz parte da grande maioria das pessoas.

Seguindo o experimento, vamos para a fase 2. Olhe esta nova imagem abaixo e reflita sobre o que você vê:

Fonte: pxfuel.

Temos outra caneca, certo? Dessa vez inteira, certo? Pergunta: Se pegarmos ela e jogarmos no chão, como ela seria quebrada? Em quantos pedaços ela quebraria? Será que ela quebraria? Seriam vários pedaços pequenos? Poucos pedaços grandes? Um misto de pedaços pequenos e grandes?

Difícil a pergunta, não é? O que estamos experienciando é o conceito de "Sintropia" e "Entropia" na prática.

A Sintropia é um conceito que vem da física, segundo Götsch, Fellet e Lima (2021), “a sintropia é a capacidade do sistema de acumular energia através da ordem (organização)”, no nosso experimento são os pedaços de algo já quebrado, que conseguimos ver, e/ou prever como era no passado antes de chegar a desordenação que o levou a quebrar. Já a entropia “mede a desordem de um sistema” (Götsch, Fellet e Lima. 2021), no nosso experimento a tentativa de visualizar um ato gerador da desordem e seu possível resultado final. Complexo, não?

Na física, essa desorganização é representada pela dificuldade de previsão e/ou resultados de comportamentos, ou concentrações de massa em que esses eventos na termodinâmica sofrem.

Deixando o papo “cabeção” de lado, entendemos o conceito de caos e ordem, entropia e sintropia respectivamente. E em produtos o ato de quebrar uma história, achar um MVP, fasear entregas de valor é trabalhar diversas vezes este conceito de criar ordem através de um caos, calculado ou não.

Um pouco sobre a literatura de produtos