Photo by <a href=regularguy.eth / Unsplash">
Photo by regularguy.eth / Unsplash

O débito técnico de hoje é a urgência de amanhã

Os débitos técnicos podem afetar profundamente o negócio

É comum que tenhamos que fazer decisões difíceis de priorização na construção de software. Não apenas priorizações de produto, mas também priorizações técnicas, onde soluções perfeitas precisam esperar para dar lugar para soluções incompletas, mas que resolvam o problema imediato. Quando isso acontece, é muito comum que procrastinemos a continuação e a evolução dessas soluções técnicas. E essa é uma das maneiras que os débitos técnicos nascem.

Débitos técnicos são parecidos com cartão de crédito: se você não pagar a fatura, os juros aumentam seu débito, até o ponto que não há como pagar a fatura completa, forçando você a parcelar a dívida. Outro ponto é que você poderá ficar com o nome sujo na praça, acarretando uma série de problemas de curto, médio e longo prazo para o produto.

Por que priorizar débitos técnicos é algo muito importante

No cartão de crédito você até tem a opção de ficar inadimplente, agora, no mundo de construção de software, ficar inadimplente pode significar risco de continuidade do negócio.

Um exemplo prático: aqui na Vindi temos uma atenção redobrada com as atualizações de segurança dos frameworks que usamos. Já deixamos o Rails desatualizado durante muito tempo e uma versão mais atual corrigiu uma falha de segurança muito crítica, que para o contexto do mercado financeiro, é imprescindível que corrigíssemos. Como não tivemos a rotina de atualizar o Rails assim que as novas versões eram publicadas, tivemos que ficar quase um mês em um processo de atualização para alcançar a versão mais atual, com o objetivo de evitar riscos de funcionamento da plataforma.

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis