Photo by <a href=Mick Haupt / Unsplash">
Photo by Mick Haupt / Unsplash

O custo oculto de não fazer experimentação

Tem muito dinheiro indo pelo ralo e ninguém vê

Quando entregamos algo para os nossos clientes e essa entrega não gera nenhuma mudança de comportamento, isso significa que desenvolvemos algo que não gera valor nenhum para ele e logo, pela lógica, não vai gerar impacto para o negócio. No geral, quando isso acontece e estamos pelo menos medindo os resultados daquilo que estamos fazendo, costumamos somente calcular o custo que tivemos para fazer algo que não serviu para nada.

Esse custo é dado pelo tempo que gastamos desde o momento em que resolvemos fazer essa funcionalidade até o momento que entregamos, multiplicado pelo salário do PM, PD e Devs durante aquele tempo. Essa é a maneira mais simples de se conseguir calcular o custo aproximado de um desenvolvimento.

Exemplo, digamos que decidimos fazer a funcionalidade X porque acreditávamos que ela traria um aumento de 10% no MRR e no time tínhamos uma PM, uma PD e três engenheiras, para calcular o custo dessa funcionalidade fazemos o seguinte:

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis