Nunca é só sobre tecnologia

Tecnologia é commodity, não uma vantagem competitiva.

Esse artigo do Benedict Evans é maravilhoso. Ele aprofunda um pouco em como o problema da Netflix não é mais sobre tecnologia, mas sobre como fazer TV.

Isso é interessante, porque nos desvarios das transformações de modelos de negócio baseados em tecnologia, criamos a mania de nos referir a empresas como "empresas de tecnologia", se esquecendo do segmento de mercado que a empresa atua. Basicamente, aplicamos um modelo de negócio (ainda concentrado no modelo de plataforma com potencialização de flywheels) em diversos mercados, amplificando o impacto por meio do pensamento de produto e tecnologia. Pronto, essa era, até então, a receita para se ter uma empresa inovadora e esquartejadora de empresas tradicionais.

O ponto é que tecnologia não é uma vantagem competitiva, pelo contrário, ela é comodite. Isso quer dizer que mais cedo ou mais tarde os competidores chegarão no mesmo patamar tecnológico que o líder de mercado. Isso também se aplica em processos operacionais.

Para acessar esse conteúdo você precisa estar inscrito no portal. A inscrição é bem rápida e gratuita e claro, nós nunca vamos te mandar spam. Os únicos emails que enviamos são os da PM Letter (que você pode escolher não receber) e de nossos eventos.

Já é inscrito? Entre aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis