Photo by <a href=Jordan Opel / Unsplash">
Photo by Jordan Opel / Unsplash

Nomes estranhos e progressão de carreira de um PM

Entender onde está e como evoluir é o mais importante

Esse é um pedaço do meu livro Gestão Moderna de Produtos Digitais.


Para falar sobre carreira, gostaria que você tentasse abstrair um pouco os nomes dos cargos e níveis que são usados no mercado. Não existe um padrão claro e você vai encontrar nomes diferentes para as mesmas responsabilidades em empresas diferentes. Não se preocupar em primeiro lugar com o nome do cargo, mas sim nas responsabilidades exercidas é um sinal de maturidade que é raro encontrar nesse mundo, e no mercado de produtos não seria diferente.

Um resumo básico das nomenclaturas que você pode encontrar no mercado são:

  • APM (Associated Product Manager): Muito comum em startups da moda. É um nome para Product Manager Junior. Essa pessoa fica mais próxima do time, geralmente exercendo muito o papel tático, o que um PO faria, contudo, é importante que comece a aprender bastante sobre o mercado e o negócio, já que um PM deve ter um olhar tático e estratégico.
  • Product Manager: Um PM comum. Ele pode ou não cuidar de um APM. Depende do tamanho da empresa e quantidade de pessoas. Mas o PM basicamente é o responsável pela visão do produto, entendimento de mercado, alinhamento de necessidades do usuário e expectativas do negócio. Num mundo perfeito, existiriam só PM Junior, PM Pleno, PM Sênior. Mas, sabe como é, precisamos de faixas salariais diferenciadas para justificar investimentos, desenvolvimento profissional e etc. então, as outras camadas devem existir.
  • Head de Produtos: A responsabilidade de um Head de Produtos, no início, era cuidar apenas de Product Managers. Depois evoluiu para cuidar de PMs e Designers. Mas hoje, é muito comum encontrar Heads (meu caso), que lideram todas as especialidades que participam da construção de um Produto, liderando Tecnologia, Design e PMs. Diferente do GPM, que lidera grupos de gestores de Produto, não envolvendo as outras especialidades.
  • GPM (Group Product Manager): Líder de um grupo de Product Managers. Não cuida do produto diretamente, geralmente está mais perto da estratégia, mas seu foco é organização, evolução e desenvolvimento das pessoas (no caso os PMs liderados) e direcionamento de produto. Nesse caso ele não lidera ninguém de tecnologia e muito raramente lidera designers. Diferente do Head de Produtos.
  • CPO (Chief Product Office ou Diretor de Produtos): C-Level ou Diretoria. Em algumas empresas são dois cargos diferentes. Em outras, o Diretor reporta para o C-Level. Nem sempre eles lideram Tecnologia, que é delegado para o Diretor de Tecnologia ou CTO. Na maioria da vezes, o CPO/Diretor de Produtos lideram o time de Design e o de Produtos, mas podem liderar times de tecnologia. Contudo, existem empresas que não há um CPO, mas o CTO faz o papel idêntico do CPO.

É muito difícil dizer que há um processo linear de progressão, pois isso vai depender muito da estrutura e do fundamento hierárquico da empresa. Mas uma coisa é certa: quanto maior o cargo, maior o impacto no negócio, mais afastado da parte tática do produto, maior impacto no processo e na cultura, menor impacto na evolução direta das pessoas dos times, maior necessidade de alinhamento dos gestores, maior necessidade de delegação de decisões técnicas.

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis