Product Oversee

Minha opinião (resumida) sobre a diferença crucial entre Projeto e Produto

Em uma palavra? Continuidade

Imagem de destaque de Minha opinião (resumida) sobre a diferença crucial entre Projeto e Produto

De acordo com o PMI, a definição de projetos é:

A project is temporary in that it has a defined beginning and end in time, and therefore defined scope and resources.

Vamos encurtar a história: um gestor de projeto tem como objetivo gerenciar a entrega para que ela seja feita a tempo, dentro do budget e com o escopo combinado. De certa forma, o GP/PMO não precisa se preocupar se o projeto vai de fato resolver o problema do usuário, porque no início do projeto, alguém ou um grupo de pessoas, já elencou todos os objetivos que seriam cumpridos e decidiu que o projeto, feito nesse determinado escopo, alcançaria esses objetivos. Logo, o gestor deveria apenas seguir o plano e entregar na data e dentro budget.

Um Produto Digital, diferente de um Projeto, leva mais em consideração a evolução do Produto como meio de solução para uma necessidade ou um problema do usuário, do que a comtemplação de um escopo fechado, com um início, começo e fim. Em Produto simplesmente não há fim.

Existem alguns pontos de atenção que mudam drasticamente a forma com que gerimos um produto/serviço contínuo em vez de um projeto com começo, meio e fim:

  • Começamos a ter um pensamento mais amplo voltado à serviço digital em vez de produto digital;
  • Criar um produto/serviço baseado no pensamento de plataforma;
  • Usar o efeito de rede para amplificar o valor do produto/serviço;
  • Decisões guiadas por dados e métricas de engajamento e retenção do usuário;
  • Foco para entrega de valor e não deadline ou quantidade de tarefas;

Então, durante o processo de construção de um Produto Digital, continuamente nós entregamos valor para usuários reais, diminuindo o loop de feedback. Isso tira qualquer tipo de necessidade de planos de longo prazo, exatamente por que você descobre rápido novas informações e novos comportamentos dos usuários.

Não estou dizendo que fazer projetos é ruim. Pelo contrário. Dizem por aí (polêmicas) que produto são vários projetos pequenos de escopo aberto. Do mesmo jeito que Agile são micro waterfalls, só que mais organizado (mais polêmicas). Só não tente aplicar conceitos de projetos em produtos e vice-versa. Não vai dar certo.

Referências: