Photo by <a href=Aron Visuals / Unsplash">
Photo by Aron Visuals / Unsplash

Matriz de Eisenhower: como priorizar suas tarefas e seu tempo

Gestão de tempo é parte muito importante do trabalho de uma PM

Uma PM organizada, vale por duas. Já dizia o velho da montanha. Boa parte da vida de um PM é priorizar tarefas de devs, do produto e de outras áreas, definindo o que causa mais impacto para o usuário e/ou para o negócio e se certificando que isso venha primeiro na fila de uma infinidade de outras coisas. Mas como o PM organiza suas próprias tarefas? Simples, priorizando. ;-)

Não é fácil decidir quais reuniões ir, quais pessoas falar, quais assuntos devem ser resolvidos primeiro que outros… É importante conseguir se organizar para dar conta de todos os compromissos e principalmente para manter a sua sanidade em dia. Para me ajudar nesse processo, eu uso (tento) um sistema de priorização chamado Matriz de Eisenhower.

“Who can define for us with accuracy the difference between the long and short term! Especially whenever our affairs seem to be in crisis, we are almost compelled to give our first attention to the urgent present rather than to the important future.” – Dwight D. Eisenhower, 1961 address to the Century Association

Dwight D. Eisenhower foi o 34° presidente dos Estados Unidos. Além disso, ele foi comandante das forças aliadas na Segunda Guerra Mundial. Com esse currículo, ele tinha que lidar com tarefas que eram importantes e urgentes. Então, ele fazia uma separação: decisões que podiam esperar até o dia seguinte, não eram urgentes. Decisões que poderiam ser delegadas para outras pessoas, não eram importantes.

Para organizar essas tarefas e então priorizar de forma eficaz, a Matriz de Eisenhower é dividida em 4 quadrantes:

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis