Product Oversee

Kaizen

Evoluções contínuas em Produtos Digitais

Imagem de destaque de Kaizen

Uma das bases do Kanban é a melhoria contínua. Não que você não possa melhorar usando qualquer outra metodologia, longe disso, mas é que o Kanban incluiu isso como um dos fundamentos de prática. Não existe Kanban se não há melhoria contínua. Para contextualizar essa melhoria contínua, encapsulamos esse significado na palavra japonesa Kaizen. Kai = Mudar e Zen = Melhor. Mudar para a melhor.

É uma palavra que expõe a necessidade e o estado de melhoria profissional e pessoal, de forma incrementada e sucessiva.

O contrário do Kaizen é o Kaikaku, que significa mudança radical. Diferente do Kaizen, que se foca em pequenas mudanças incrementais, o Kaikaku sugere uma quebra de paradigma, fazendo uma mudança drástica e dura, uma revolução.

Pequenas mudanças evolucionárias são mais fáceis de dirigir e consequentemente mudar a empresa como um todo. As características principais dessas pequenas mudanças são:

  • Mudanças pequenas, objetivas e focadas;
  • Geração de menos resistência;
  • Resultados mais constantes e rápidos;
  • Mais engajamento de todos os níveis da empresa, já que não causa atrito;
  • Geração de confiança de todos os envolvidos, já que os resultados aparecem e são consistentes;

Esses pequenos passos de evolução, geram aprendizados. Quando esses aprendizados são absorvidos, o nível de maturidade aumenta e isso desbloqueia caminhos para a próxima pequena evolução.

Essa abordagem não é diferente na construção de Produtos Digitais. Quando falamos sobre Continuous Discovery e Continuous Delivery (no caso de desenvolvimento), estamos falando de dois ciclos diferentes, mas complementares em suas atividades. A entrega de um, complementa a do outro. O avião consegue voar se tiver apenas um dos motores funcionando, mas não terá a mesma potencia, não será tão seguro e as pessoas ficarão mais receosas por voar em um avião com um motor só. Contudo, o avião ainda funciona, capenga, mas funciona. Por isso, é recomendado que haja os dois ciclos funcionando juntos. Se por um acaso o time de desenvolvimento não fizer algo como Continuous Delivery ou Deployment, as validações das descobertas do Continuous Discovery demorarão para acontecer a evolução contínua do produto levará mais tempo para se completar.

Como um Product Manager, UX, Dev, Data* ou qualquer outra especialidade, os conceitos de evolução contínua devem se aplicar também ao seu crescimento profissional e pessoal. Isso só acontece quando se tem foco, disciplina e principalmente quando você tem tempo para analisar o que já foi feito, o que já foi melhorado e quais os resultados obtidos até ali. Gosto muito de um trecho do livro Essencialismo onde o Greg McKeown diz:

Para discernir o que é verdadeiramente vital, precisamos de espaço para pensar, tempo para examinar e escutar, permissão para brincar, sabedoria para dormir e disciplina para aplicar critérios seletivos às escolhas que fazemos.

Referências: