Photo by <a href=Austrian National Library / Unsplash">
Photo by Austrian National Library / Unsplash

O Processo Dual Track: upstream e downstream

Durante muito tempo foi muito difícil encaixar a fase dos trabalhos de UX em um modelo que fosse fluído e ao mesmo tempo desse visibilidade dos trabalhos que estavam sendo feitos na fase de concepção de ideias até materialização do design.

Durante muito tempo foi muito difícil encaixar a fase dos trabalhos de UX em um modelo que fosse fluído e ao mesmo tempo desse visibilidade dos trabalhos que estavam sendo feitos na fase de concepção de ideias até materialização do design. Embora no meio dos desenvolvedores a prática de metodologias ágeis fosse muito comum, os Designers achavam que qualquer processo poderia diminuir a criatividade ou burocratizar algo que deveria ser orgânico.

Felizmente isso mudou e agora trabalhar com um processo claro e visível é o que pode diferenciar os designers ótimos dos medianos. A prática mais utilizada é a de Dual track. Ela se resume muito simplesmente em ter uma track de Discovery e outra de Delivery.

Geralmente, minimamente esses são os perfis que podem se envolver na fase de upstream:

  • O PM traz visão e negócio, visão de médio e longo prazo, objetivos e contexto de produto;
  • O UX traz visão de jornada de usuário, pontos importantes sobre experiência do usuário, visão de construção de interface;
  • Dados (CRO ou DS), para levantar dados sobre as hipóteses levantadas, contexto de comportamento de usuário, histórico de uso;

Dependendo do produto, da empresa, do cenário, esse mix de especialistas pode mudar. Muito difícil desenvolvedores ajudarem ativamente nessa fase, mas é muito bom eles participarem para entenderem profundamente os problemas que estamos tentando resolver.

Dual Track é cíclico e paralelo

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis