Depois que você e seu time colocaram bastante energia para construir um produto incrível, passando por todo processo de discovery, mitigando ao máximo os riscos de valor, experiência, execução e viabilidade, com base no conhecimento que vocês conseguiram reunir até então, chegou a hora da última etapa de validação de fato, que é quando colocamos produto na mão das pessoas que vão usa-lo no seu dia a dia.
Até esse momento o trabalho ainda tá um pouco longe de terminar, pois o lançamento de um produto ou funcionalidade envolve muitas atividades, que podem durar tranquilamente mais de um mês, e contar com apoio de algumas outras áreas da empresa, tais como Product Marketing e Data Analytics, além do time responsável pelo produto em questão.
Sendo assim, desde as comunicações que envolvem o lançamento do produto ou funcionalidade, a definição de métricas de produto para acompanhar o desempenho dele durante esse período para que se preciso for, seja pivotada alguma ação em andamento, são atividades que ajudam o produto atingir o sucesso esperado por todos.
Eu queria falar um pouquinho, sobre uma dessas atividades, o User Onboarding, que merece, ou pelo menos deveria merecer uma atenção especial em um bom plano de lançamento.
Aqui vou falar especificamente do User Onboarding In-App, que é uma estratégia que ocorre dentro do próprio produto. Nesse processo, as pessoas usuárias são guiadas através de uma série de etapas e interações, para que possam entender melhor os recursos oferecidos pelo produto ou funcionalidade, e começar a usá-lo efetivamente.
Essas etapas podem incluir a apresentação da proposta de valor do produto, recursos-chave, dicas de uso, exemplos de casos de uso, interações com o produto, e assim por diante.
O user onboarding In-App pode ser implementado por meio de pop-ups, tutoriais em vídeo, Modais como guias interativos e outras formas de comunicação personalizadas, que são construídas em ferramentas de terceiros na maioria das vezes, e que já trazem esses componentes prontos, permitindo otimizar todo o processo.
Uma boa experiência de user onboarding que ajude as pessoas a darem os primeiros passos no produto, é capaz de fazer com que elas se familiarizem com o produto rapidamente, e tenham uma experiência agradável e produtiva, ajudando a aumentar o uso do produto, garantindo a satisfação do cliente para que ele atinja seus objetivos de negócio, e consequentemente ajudar na retenção dessas pessoas no produto.
Lembre-se, “a primeira impressão é sempre a que fica”, por isso ser assertivo nesta etapa é bem importante para o sucesso do seu produto, principalmente quando se trabalha com Product Lead Growth como estratégia de crescimento do produto.