"Contágio: Por que as coisas pegam?" é um livro que vai além do marketing tradicional e explora as complexidades do comportamento humano e da disseminação viral de produtos e informações.
A obra de Jonah Berger tornou-se indispensável para entender os mecanismos de engajamento e compartilhamento.
Ainda que o livro seja altamente recomendado para profissionais de marketing, sua aplicabilidade se estende substancialmente ao universo dos Product Managers, principalmente em estratégias de Product-Led Growth.
A essência do modelo STEPPS
Berger desenvolveu o modelo STEPPS para ajudar a entender os fatores que tornam algo "contagioso", ou seja, propenso a ser compartilhado e discutido.
O acrônimo STEPPS se refere a Social Currency (Moeda Social), Triggers (Gatilhos), Emotion (Emoção), Public (Público), Practical Value (Valor Prático), e Stories (Histórias).
Aqui está um resumo de cada um:
- Moeda Social: No livro, o exemplo do "Bar secreto da Filadélfia", que fica atrás de uma porta de uma máquina de Coca-Cola, mostra como o aspecto exclusivo e interessante cria uma 'moeda social' que as pessoas querem compartilhar.
- Gatilhos: Berger discute como o slogan "Geico: 15 minutos ou menos podem economizar 15% ou mais em seguro de carro" atua como um gatilho. Toda vez que alguém pensa em "economizar", há uma boa chance de se lembrar da Geico.