Photo by <a href=Marjan Blan | @marjanblan / Unsplash">
Photo by Marjan Blan | @marjanblan / Unsplash

Como fazer escolhas inteligentes: descodificando o paradoxo da escolha

No mundo de hoje, somos confrontados com uma abundância esmagadora de escolhas. Não é nenhuma surpresa que muitas vezes nos sentimos sobrecarregados, confusos e presos. A boa notícia é que podemos fazer escolhas inteligentes decodificando o paradoxo da escolha.

Você já se viu em uma situação em que tem muitas opções, e sentiu-se completamente perdido? Se sim, você não está sozinho. Esse sentimento é conhecido como Paradoxo da Escolha, uma sensação de desconforto causada por ter muitas opções. Este artigo explicará o Paradoxo da Escolha, como você pode usá-lo para tomar decisões inteligentes e as estratégias para isso.

Introdução ao paradoxo da escolha

Em O Paradoxo da Escolha, escrito em 2004, Barry Schwartz, psicólogo da Swarthmore College, revisita um tema fascinante: por que estamos vendo níveis crescentes de depressão, embora as sociedades atuais tenham uma abundância de opções? A opinião comum defende que mais escolhas equivale automaticamente a uma vida melhor, mas Schwartz assume uma postura diferente. Seu argumento é que a enorme quantidade de escolhas em nosso mundo ocidental atual está de fato nos tornando infelizes.

Quanto mais opções você tem, mais tempo e energia você gasta para tomar decisões. Isso pode gerar ansiedade, desconforto e até mesmo arrependimento.

No entanto, o Paradoxo da Escolha não é apenas sobre ter muitas opções, mas também sobre como você toma decisões quando tem muitas opções. Por exemplo, se você tem um número infinito de opções, pode acabar se sentindo ansioso e paralisado. Por outro lado, se você tem poucas opções, você pode não estar satisfeito com a escolha que fez.

O Paradoxo da Escolha resume-se em três princípios básicos:

  • Ter muitas opções pode ser paralisante;
  • a ansiedade e a insatisfação aumentam com o aumento das opções;
  • A ilusão de controle é frequentemente mais forte do que a realidade.

Ter muitas opções pode ser paralisante

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis