Como as melhores equipes de liderança navegam em tempos incertos

7 fatores em comum foram identificados em líderes que se destacam em tempos de incerteza. Você sabe quais são?

Como as melhores equipes de liderança navegam em tempos incertos
Photo by Jonny Kennaugh / Unsplash

Boa comunicação, flexibilidade e cultura forte são fatores indispensáveis para boas lideranças emergirem em situações adversas. Conheça sete fatores indispensáveis que bons líderes têm em comum.

Vivemos tempos de incertezas: em 2020, uma pandemia virou o mundo de ponta cabeça. Nos últimos anos, as crises econômicas e políticas se acirraram bem como tensões geográficas que eclodiram guerras. Inevitavelmente, as instabilidades afetam a performance de empresas, que estão inseridas nessa realidade volátil.

A depender de como as equipes são conduzidas diante de cenários delicados, os negócios podem decolar, estacionar ou sofrer uma baixa. São situações complexas que pedem jogo de cintura e uma boa postura que vão dar ainda mais espaço para os bons líderes.

Sob essa ótica, Tim Ryan, presidente e sócio sênior da PwC nos Estados Unidos, conversou com mais de 100 de seus clientes dos mais variados segmentos da indústria. Ele chegou a 7 fatores em comum que líderes de empresas de alto desempenho têm.

Separamos  esses pontos para você reforçá-los no seu dia a dia ou implantá-los. Vamos lá?

Liderança forte em tempos de incerteza: as 7 descobertas de Tim Ryan

Pessoas em cargos de liderança precisam ser impulsionadoras de bons resultados e ter boa visão de negócio. Somente assim será possível indicar os melhores caminhos para a equipe, manter um bom clima entre as pessoas em tempos incertos e ser uma referência de confiança.

Confira os sete fatores elencados por Tim Ryan que fazem parte dos times de liderança de companhias que estão acima da curva de performance.

O foco é a empresa

Mais do que focar nas entregas que destaquem objetivos individuais ou agendas pessoais, empresas de alta performance contam com equipes que trabalham com foco na negócio.

Isso quer dizer que a cultura organizacional prioriza o que é melhor para a companhia e para as pessoas que ali atuam. O amplo conhecimento e a vivência dos líderes altamente qualificados devem ser direcionados para alcançar o sucesso da organização.

Atuação conectada por toda a empresa

Times de alto desempenho habitualmente contam com lideranças que conseguem olhar para o todo: as atuações não se limitam à equipe, mas abrangem o negócio em toda a sua complexidade.

Para exemplificar a importância do olhar 360, Ryan conta que o CEO de um banco digital contou para ele que a partir do momento que dados da empresa foram compartilhados com todas as equipes e todos se comprometeram com as boas práticas de governança de dados, a experiência dos clientes pôde ser redesenhada.

O resultado disso foram altos índices de eficiência.

Foco na reinvenção do negócio

Executivos e lideranças de negócios de alta performance têm se dedicado a olhar para o portfólio e para o modelo de negócio, além das questões administrativas habituais.

Alguns dos pontos percebidos por Ryan em empresas que estão decolando são:

  • disciplina forte para processos administrativos;
  • bom gerenciamento de custos;
  • simplificar caminhos sempre que possível;
  • entender as alavancas que podem mudar o jogo do negócio.

Com uma boa mentalidade de crescimento, é possível alcançar mais clientes, melhorar as margens de lucro e gerar ainda mais valor para as soluções oferecidas.

Lideranças com foco nas tarefas difíceis

Para que a estratégia dos times tenha sucesso, o líder precisa estar com foco em questões que não são rotineiras e que, naturalmente, são mais duras de lidar. Por isso, contar com um time que saiba lidar bem com as operações cotidianas é essencial.

Outro exemplo prático trazido pelo executivo da PwC foi o de um líder que ficou encarregado de transformar o modelo de negócio no ramo de energia e de passar a mensagem para todas as pessoas.

Para tal, foi necessário que ele se afastasse do dia a dia da equipe e mantivesse seu foco nessa tarefa específica. Com isso, o novo posicionamento foi executado com sucesso e a mensagem foi passada interna e externamente.

Na prática, o que se tem é mais valor agregado e resultados comerciais sustentáveis para o sucesso da empresa.

Diversificação de experiências e habilidades

Todos sabemos  que a diversidade, seja ela do aspecto de raça, gênero, experiências, habilidades ou de tantas outras possibilidades, é uma alavanca para gerar mais lucros para a empresa: equipes diversas são mais produtivas.

A perspectiva não pode ser outra nas lideranças: olhares diferentes vão permitir mais inovações de forma robusta e acelerada.

A falta de diversidade em cargos de liderança pode comprometer a capacidade de transformação dos negócios e até de engajamento e entrega das equipes.

Debates saudáveis

Um dos papéis fundamentais de uma boa liderança que conduz o time a resultados de alta performance é o incentivo a debates saudáveis e respeitosos: trazer com transparência e embasamento o ponto de vista para contribuir com os objetivos do negócio.

Gerar o engajamento necessário para discussões relevantes é um dos desafio dos líderes. A prática é fundamental para que todos caminhem na mesma direção de sucesso.

Foco na humildade e na objetividade

Ter a postura humilde e o olhar objetivo é fundamental para boas lideranças gerarem entregas e resultados de valor. Além de trazer o time para perto, ter a capacidade de analisar o próprio desempenho e enxergar as oportunidades de melhoria é primordial.

Além disso, o poder de leitura de cenário de maneira analítica vai beneficiar a empresa no sentido de que esses líderes podem trazer discussões novas e direcionadoras para uma virada de chave do negócio.

3 dicas práticas para ser um bom líder

Agora que você já sabe como as melhores equipes de liderança navegam em tempos incertos, separamos três dicas bem práticas para você colocar em ação e ser um líder ainda mais conectado com o negócio.

Analise e conecte

O primeiro passo para colocar uma liderança efetiva em prática é entender muito bem o cenário externo à empresa e o interno. Conduza um  levantamento de dados consistente e os analise: daqui você vai tirar os principais direcionamentos.

Compartilhar a visão com seu time e com as outras pessoas da empresa é o próximo passo para que todos estejam na mesma página, entendam quais são os desafios e onde há oportunidades de crescimento.

A conexão entre os cenários e entre as pessoas será primordial para o atingimento de bons resultados.

Comunique-se assertivamente

Enquanto líder, você precisa se comunicar da maneira certa, na hora certa e passar a mensagem certa. Lideranças são direcionadoras dos times: se a comunicação não é firme e clara, a equipe se sentirá perdida.

Por isso, pense em um bom plano que compreenda estratégias como posicionamento, tom de voz e objetivo a ser atingido por meio da sua comunicação. Dessa forma, você diminui possíveis ruídos em sua mensagem e passa a postura de confiabilidade para as pessoas.

Tenha um plano e esteja aberto a adaptá-lo

Traçar um plano com base em suas pesquisas e de acordo com os objetivos do negócio é essencial para a liderança que atua em empresas que buscam resultados acima da média. No entanto, a gente sabe que a realidade é dinâmica e que os direcionamentos podem mudar.

Lembre-se: só quem tem um plano pode adaptá-lo. Então, mantenha seu olhar flexível para o planejamento e, em caso de mudanças de rota, comunique-se assertivamente com sua equipe. Assim, todos continuam remando na mesma direção.

As empresas que querem atingir o patamar de altas performances precisam estar preparadas para cenários incertos. Boa parte da preparação está nas lideranças que conduzem o negócio e que estão dispostas a jogar junto com suas equipes.

Qual ação você vai colocar em prática para exercer uma liderança ainda mais sólida?