Estratégia tem a ver com escolhas

Estratégia é o conjunto de escolhas que cria uma posição única e de valor para empresa.

Escolhas são trade-offs, tão simples quanto isso. Quando escolhemos um caminho, invariavelmente estamos deixando de escolher outro caminho. Quando decidimos priorizar algo, estamos automaticamente desarborizando todo o resto. Quando se trata de escolhas estratégicas, basicamente estamos falando sobre trade-offs que a empresa irá enfrentar para criar uma consciência de estratégica mais focada. Escopo de atuação, segmento ou o grupo de segmentos e mercados ou setores industriais, são questão de escolhas com opções únicas, onde escolhendo uma opção, excluem-se as outras opções automaticamente.

Foi assim com a Pepsi lá em 1997, onde usa performance financeira não estava muito bem. Ela teve um aumento marginal apenas de 4%, saindo de USD$30.4 bilhões em 1995 para USD$31.6 em 1996. Os analistas apontaram a causa dessa estagnação como falta de atenção ao core do negócio, observando uma série de pontos importantes, que comparavam o posicionamento da Pepsi com a Coca. Por exemplo, em 1998, a Coca-Cola gerava algo em torno de 63% de vendas em mercados internacionais (fora dos EUA), Pepsi apenas 31%.

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante você tem acesso à todos os conteúdos exlusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Entre aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis