Behavioral Science para Gerentes de Produto

A ciência comportamental pode ajudar os PMs a entender como seus usuários tomam decisões e a projetar produtos que atendam às suas necessidades e desejos. Compreender os princípios básicos desta ciência pode levar a melhores resultados de negócios e experiências de usuário mais satisfatórias.

Behavioral Science para Gerentes de Produto
Photo by Michael Schiffer / Unsplash

O que é Behavioral Science afinal?

A ciência comportamental, também conhecida como economia comportamental, é uma área que estuda como nós seres humanos tomamos decisões e engloba diversos campos de estudo, incluindo a neurociência cognitiva, psicologia e economia.

Mais a fundo, a ciência comportamental estuda como o ambiente (tanto físico quanto digital), emoções e fatores sociais influenciam nossas decisões, desde navegar e comprar até a formação de hábitos - e como PM isso muito te interessa saber, né? Sabemos por meio de pesquisas que é muito comum as pessoas utilizarem atalhos mentais ao tomar decisões. Essas "regras de ouro" aparecem nas intervenções mais comuns da ciência comportamental que está disponível para qualquer um acessar na literatura científica.

Ciência Comportamental NÃO é: Dados Comportamentais.

Dados comportamentais são simplesmente o acompanhamento dos usuários em toda a sua jornada. Desde as visualizações de páginas e inscrições em e-mails até a solicitação de demonstrações, os dados comportamentais medem COMO seus clientes se envolvem com seu negócio.

Esses dados são essenciais para que você possa entender o seu produto. No entanto, usar apenas dados comportamentais não fornece informações sobre o porquê das ações das pessoas.

Por outro lado, a ciência comportamental começa contando uma uma história como o principal eixo de experimentação. Primeiro, você cria uma hipótese, executa o experimento e mensura os resultados. Então, começa com uma teoria, controla outras variáveis e mede uma diferença no comportamento (ou seja, seus dados comportamentais). Se sua hipótese for confirmada, você estará mais próximo de entender os mecanismos específicos que impulsionam o comportamento humano. E entendendo o que impulsionam certos comportamentos, você vai gastar menos dinheiro para alcançar seus objetivos de produto.

Ciência Comportamental NÃO é: Análise Comportamental

A análise comportamental examina o comportamento passado do usuário para fazer recomendações de vendas futuras. Isso é o que a Magalu, Mercado Livre ou qualquer outro e-commerce que você usa faz, ou quando o Netflix recomenda filmes com base em seus hábitos de visualização anteriores.

O Netflix não precisa saber por que você gosta de "Casamento às Cegas" para recomendar que você assista "Brincando com Fogo". No entanto, se você estiver interessado em entender e influenciar a tomada de decisão humana, a análise comportamental por si só não fornecerá as informações necessárias.