Autofagia mental

Buscar o equilíbrio entre esconder e estudar suas fragilidades é fundamental para lidar com a saúde mental.

Autofagia mental
Photo by Tonik / Unsplash

Esse não é um artigo técnico, onde vou te mostrar como vamos entregar resultado por meio do produto ou sete dicas sobre como lidar com stakeholders em dias de crise. Pelo contrário.

Eu comecei esse artigo em Janeiro de 2023 e talvez eu nem deveria estar publicando algo assim. Estou ciente de que escrever sobre saúde mental pode ser arriscado, mas decidi compartilhar minha experiência, mais por um processo pessoal de desenvolvimento e quebra de barreiras do que qualquer outro motivo.

É um processo. Não só meu, mas também do mundo.

Lidando com inseguranças

Aqueles em posição de liderança têm medo de serem vistos como fracos, mas evoluir significa encontrar equilíbrio entre enterrar ou entender nossas fragilidades.

Um levantamento realizado com 84 empresas e mais de 7600 profissionais mostrou que os diretores estão se sentindo sobrecarregados, estressados e com dificuldade para equilibrar lazer e trabalho. Neste nível de gestão, 56,3% destacaram que a carga de trabalho está alta, segundo o levantamento da startup de pesquisas Pulses - https://valor.globo.com/carreira/noticia/2021/02/02/diretores-estao-sobrecarregados-e-estressados-mostra-levantamento.ghtml

Para a percepção de alguns isso é um mimimi hoax de gente que não tem o que fazer ou que procura justificativas para se desviar dos problemas, camuflando sua própria falta de performance em vários aspectos da medíocre vida, criando meios de não enfrentar a realidade.

E é essa percepção ruim de alguns que ativa o receio de outros. Daí a insegurança de falarmos em voz alta sobre esse assunto.

Eu sou (ou era... to decidindo) do time que pensa que tudo isso é uma tremenda de uma besteira.

A lógica é muito óbvia: não devemos demonstrar fraquezas em ambientes onde você tem uma imagem a zelar.