Essas são minhas anotações, sobre o que eu aprendi ouvindo o episódio do Product Guru’s com o Rafael Andretto, Product Manager da OLX. Para ouvir na íntegra, siga os links:
- Spotify: https://spoti.fi/325RHXt
- Apple Podcast: https://apple.co/321hKiA
- Deezer: http://bit.ly/2sR2Cs9
- Outros: https://lnkd.in/dQ9Tprm
DISCLAIMER: essa não é uma transcrição do episódio, portanto, tudo isso não representa de forma nenhuma a opinião dos entrevistados do programa. É somente uma anotação com as minhas percepções ouvindo o episódio.
Sobre como pessoas de produtos devem se comportar em momentos de tensão, como aquisições
Uma das principais coisas que uma pessoa de produtos precisa ter um momento de aquisição é resiliência. A cultura é um ponto importante, por mais que as aquisições tentem acontecer entre duas empresas que tenham certa sinergia dentro de um setor industrial ou mercado, elas tem processos e execuções diferentes. As pessoas são diferentes e geralmente os times estão em timings diferentes. É importante que as pessoas que fazem produtos entendam esses contextos para que a transição seja produtiva e principalmente seja um momento de aprendizado e transformação para ambos os times.
Se você for parar para pensar em um contexto de aquisição, a empresa que comprou pode ter objetivos diferentes. O contexto pode não fazer sentido em um primeiro momento, mas é importante haver conversa entre os dois lados. Conversando, conseguimos entender que há ideias compartilhadas.
No processo da compra da OLX e ZAP, as duas equipes conseguiram fazer uma transição bem objetiva, todos tiveram voz e conseguiram fazer uma transição sem tantas dores.
É importante entender que uma hora ou outra, a aquisição vem. As empresas crescem e é normal ela conseguir acoplar outras empresas em seu portfólio por decisões estratégicas.