Photo by <a href=Martin Adams / Unsplash">
Photo by Martin Adams / Unsplash

A sutil diferença entre Disrupção e Inovação

Por muito tempo tidos como relativos, há sim uma sutil diferença entre esses termos

O significado original da palavra disrupção foi dada pelo Clayton M. Christensen no artigo Disruptive Technologies: Catching the Wave. O significado é relacionada a como uma empresa pode usar a tecnologia para mudar um produto ou um serviço já existente, superando as empresas que anteriormente já estavam nesse mercado e que poderiam ser líderes no setor.

No artigo, o Christensen fala muito sobre como as empresas que inicialmente mudaram mercados, perderam o momento de disrupção, por estarem focados nos clientes e produtos atuais, não dedicando atenção necessária para criar novos produtos.

No livro Second Curve, do Charles Handy, ele mostra como as sociedades se modificam e são construídas por meio de ondas de transformação. Ele explica, usando a curva Sigmoid (que ele dá o nome de Second Curve), que as transformações começam devagar e depois elas aceleram até chegar num nível estabilizado, ou um platô. Um pouco antes desse platô, uma segunda curva começa ou deveria começar, para que uma tendência de transformação ascendente continue acontecendo. Se essa segunda curva não acontece, a sociedade se degrada, as empresas não inovam e acabam se perdendo, as pessoas não evoluem em seus objetivos. Essa curva em S é um padrão na vida (tanto profissional quanto pessoal), mas também nos negócios e na sociedade.

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis