Photo by <a href=Grégoire Bertaud / Unsplash">
Photo by Grégoire Bertaud / Unsplash

A mentalidade do lobo solitário

Uma das diferenças mais fortes entre PMs e PMs incríveis

Observações feitas na natureza, revelaram que quando um lobo é expulso de sua alcatéia, ele acaba tendo que viver sozinho por muitos anos ou até mesmo pelo resto da sua vida. A partir do dia que tem que viver sozinho, o lobo entende então que a sua sobrevivência depende totalmente dele a partir daquele momento e começa a tomar todas as suas decisões sozinho, sem levar em consideração qualquer elemento externo.

O problema de um lobo solitário é que ele dificilmente terá uma vida próspera. O reino animal pode ser bastante cruel, e apesar do lobo ser um animal bastante ágil e agressivo quando preciso, a natureza está cheia de predadores maiores e mais fortes do que ele. Um lobo solitário não terá mais a proteção natural da sua alcatéia, terá que conseguir comida sozinho e lidar com as adversidades do seu habitat, as quais ele só conseguiria passar se tivesse a ajuda de outros lobos. O resultado é muitas vezes estar condenado a uma vida sofrida e até morrer mais cedo do que o normal.

O mais curioso é que um lobo é expulso de sua alcatéia porque ele já tinha essa mentalidade solitária quando estava lá. Ele só é expulso quando realmente não consegue conviver com o grupo e já toma decisões que atrapalham o todo ou só visam o seu bem estar. Lobos que tem essa mentalidade agem com instintos egoístas, que prejudicam a evolução de todos do grupo e esse comportamento, se não combatido, coloca a alcatéia toda em risco.

Esse mesmo tipo de comportamento pode acontecer com product managers e é um dos piores comportamentos que quem ocupa esse papel pode ter. A ideia de que ela, solitariamente, é responsável pelo sucesso do produto é um pensamento fadado ao fracasso. A PM tem um papel realmente muito importante em ligar todos os pontos necessários para que o produto realmente tenha sucesso, mas está longe de ser a responsável sozinha por tudo o que tem que acontecer para que isso dê certo.

Duas coisas acontecem quando uma PM se acha dona do produto:

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis