Photo by <a href=Jose Fontano / Unsplash">
Photo by Jose Fontano / Unsplash

A gestão de produto em momentos de crise

O importante é ainda olhar para a estratégia, mesmo que tenha que mudá-la

Quando escrito em chinês, a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade. -- John Kennedy

Crises geram oportunidades porque são tempos extremos e atípicos. Uma crise como a que estamos passando no momento, tem a capacidade de mudar a maneira como interagimos em sociedade profundamente e com isso, novas necessidades surgem e outras desaparecem.

Novas necessidades, novos modelos de negócio, novas oportunidades. As empresas que forem capazes de se adaptar a esse novo cenário, que de fato conseguirem entender pra onde o mercado está indo, são as que vão conseguir sobreviver a essa crise.

A estratégia precisa estar bem definida

É nesse momento que é fundamental que a estratégia da empresa esteja bem definida e se preciso, mudar rapidamente para se adequar ao novo cenário. Vai ser preciso reduzir custos? As linhas de receita e os canais de distribuição mudaram? Os clientes e segmentos ainda serão os mesmos?

Sem um alinhamento estratégico claro, os times passam a trabalhar de forma independente, sem conexão e sincronia por um objetivo comum. Sem alinhamento, temos um estado de anarquia descontrolada, onde não há comunicação clara entre os times, e todos se direcionam por objetivos individuais. Essa busca por alcançar objetivos desconectados com o resto da empresa,, gera a execução de ideias e funcionalidades não adequados às necessidades do usuário, que consequentemente não impactarão o negócio da maneira que precisamos em um momento de crise.

Uma vez de posse da estratégia, o PM pode então ajustar suas prioridades, buscando entender qual ponto do produto ou até mesmo, quais novos produtos colocar no ar para atingir os objetivos.

Assuma riscos, mas valide o máximo possível

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis