A responsabilidade de PMs na estimativa e previsibilidade da entrega

O PM é responsável por montar um roadmap, com datas e períodos de entrega. Além disso, é responsável por gerir expectativas do time e dos stakeholders. Não faz sentido ter apenas uma fonte de informação de estimativa.

Fiz essa pergunta no Twitter e no Linkedin. Foi uma pergunta polêmica, confesso. Se você notar bem, perceberá que estimar ainda é um problema e que os times não evoluíram muito seus formatos de responsabilidade e nem a forma de fazer estimativas.

Elaborei um pouco mais meu ponto de vista aqui. Mas está longe do ideal. Eu não explorei muito a execução disso, mas deixei pistas do que entendo de como poderia ser executado. Pode não ser o ideal e nem digo que seja possível realizar isso em todos os cenários e todas as empresas de tecnologia hoje, contudo, para mim, é totalmente factível desse processo acontecer da forma que sugiro aqui.

TL:DR - Muito longo, não leia

Existe uma diferença entre ser a pessoa que estima e a pessoa responsável pelo tempo de entrega. O PM é responsável pela gestão de expectativa da entrega, ele não é o responsável por fazer a estimativa. Mesmo assim, do ponto de vista da empresa, PMs ou as pessoas que fazem a gestão de produto, são responsáveis por dizer para a quando e por que algo será entregue.

Sendo o responsável pela gestão de expectativa de entrega, PMs precisam ter uma acurácia alta sobre a entrega de resultados, logo, PMs não podem só ter na mão um "chute" técnico. PMs precisam se municiar com outros métodos para conseguir dar respostas coerentes e precisas. Não dá para colocar no roadmap apenas o tempo que o time técnico acha que entregar.

Além disso, PMs impactam muito a vazão do time dependendo da forma que se faz a priorização e a quebra das histórias. Se fizer errado, o número de entregas é prejudicado, aumenta o leadtime, piora o throughput do time e consequentemente atrasa as entregas. Se atrasa as entregas, você não consegue cumprir com as expectativas acordadas com as outras áreas, gerando frustração, aumentando a pressão por entrega.

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis