Photo by <a href=Moritz Knöringer / Unsplash">
Photo by Moritz Knöringer / Unsplash

2023: cenário, carreira e livros

A vida é como ela é!

Antes de você começar a ler esse texto eu quero te dizer que eu não tenho a verdade absoluta. O que vou trazer aqui é a maneira como eu enxergo a vida. Eu sei que o que eu vou falar não servirá para todo mundo, eu entendo que os cenários, as pessoas e as condições de vida são diferentes das minhas.

Hoje eu tenho uma vida privilegiada e eu tenho consciência disso, não sou hipócrita. Eu também sei que eu tive muita sorte na vida e que por eu ser branco cis, mesmo tendo sido muito pobre, a vida já foi imensamente mais fácil para mim.

A minha intenção é passar a minha visão de vida adiante, porque ela pode te ajudar a enxergar a realidade que a gente vive de uma outra perspectiva. Aí, se serve ou não para você, é uma decisão inteiramente sua.

Todo feedback e debate é bem vindo.

Cenário

Você já deve ter ouvido que 2023 será um ano complicado para as empresas, principalmente para as startups. Não vou entrar a fundo aqui na questão econômica, mas o que resume muito bem todo o cenário pelo qual estamos passando, é que o capital está caro.

O problema do dinheiro "custar caro" é que as empresas que dependem de capital externo para continuar operando, ou seja, que não são lucrativas, não vão conseguir investimentos tão facilmente e no mesmo volume que conseguiam antes. O efeito disso nós já sabemos: ou a empresa quebra de vez e fecha as operações ou ela começa a cortar custos freneticamente. E é exatamente por isso que houveram tantas demissões em massa em 2022. E saiba, a empresa vai fazer o que for preciso para manter as portas abertas!

Já me perguntaram várias vezes porque operações de startups foram tão infladas com pessoas ou porque as empresas escolheram o caminho do crescimento a qualquer custo, não se importando em queimar muito caixa. A maneira como eu enxergo isso é que o ser humano pode ser eufórico e otimista em muitos cenários. Num cenário de abundância então, é muito fácil tomar decisões esperando que no futuro as coisas deem certo. E claro, o mercado de venture capital em sua maioria não perdoa e pressiona forte para que o retorno venha.

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis