Você não precisa de um curso para ser Product Manager

Talvez você tenha se perguntado qual curso realizar para se tornar um Product Manager. Será mesmo que você precisa de um?

Em fevereiro de 2020, a Revista EXAME estampava em mais uma das suas capas quinzenais, um tema muito relevante onde abordou sobre a "temporada de caça aos Devs", onde" o Brasil precisa de desenvolvedores para competir num mundo cada vez mais digital. A escassez faz com que eles escolham onde trabalhar e quanto ganhar". Essa matéria mostrou como a digitalização batia na porta das grandes empresas e como o mercado de tecnologia tinha uma alta defasagem de profissionais.

Assim como a corrida por devs se tornou extremamente acirrada nos últimos anos, ainda mais durante a pandemia, áreas correlatas também tiveram crescimento exponencial e se beneficiaram pela digitalização dos negócios, entre elas UX Design e Product Management. Segundo a CNN Brasil, estima-se que em 2020, a busca de profissionais de tecnologia cresceu 670% e isso em plena pandemia.

Bandan Jot Singh, Product Lead da Booking.com, fez este levantamento, mostrando um pequeno recorte de 17 empresas digitais, entre elas Amazon, Facebook, LinkedIn, Twitter e Nubank, que existe em média, para cada profissional de produto, 7,9 profissionais de desenvolvimento e engenharia. Conforme cresce a demanda por desenvolvimento, cresce também a necessidade de profissionais de produto. Todo mundo ganha!

Além de toda digitalização que a indústria brasileira tem passado, também há o problema da falta de profissionais qualificados para ocuparem essas cadeiras. Um estudo de 2021, da Brasscom, mostra uma demanda de quase 800 mil profissionais de tecnologia em até 5 anos e, para que o país se mantenha competitivo, precisa formar, no mínimo, 70 mil profissionais por ano. Um número quase inalcançável para o padrão de educação formal em terras tupiniquins.

Com esse gap na educação formal e com o aumento da demanda de profissionais, também cresceu as ofertas de cursos, bootcamps e programas acelerados (entre 1 e 3 meses) nas escolas digitais como TERA, Awari, PM3, Produtos Incríveis, Digital House e Cubos Academy, por exemplo.

Mas a pergunta que fica é: eu preciso de um curso para me tornar Product Manager?

A resposta direta é NÃO e iremos explorar um pouco disso.

O que faz um Product Manager?

Apesar de o papel ser mais novo no Brasil, já é uma cadeira mais conhecida nos principais polos de tecnologia do mundo, como o Vale do Silício, que abriga empresas como Apple, Google, Microsoft e eBay.

Marty Cagan, em seu livro Inspired, diz que o papel de um Product Manager é "descobrir um produto que seja valioso, usável e viável [tecnicamente]", além do profissional ser um elo entre as áreas de negócio, tecnologia e experiência do usuário (mas sabemos que esse elo vai muito além, podendo envolver todas as áreas de uma empresa).

É claro que reduzir o papel de um PM à visão do Marty Cagan pode soar muito simplista e é importante ir além do que está nas páginas de Inspired.

Product Managers desempenham um papel extremamente importante em várias esferas de um negócio. Há posições extremamente estratégicas, apoiando as decisões de negócio, traduzindo os objetivos da empresa em pequenos entregáveis que geram valor. Mas também há posições mais técnicas, como Data Product Manager, Techinal Product Manager ou até mesmo Product Marketing Manager, que atuam em contextos específicos em cada uma das necessidades, que demandas habilidades específicas, sempre maximizando o valor do negócio dentro das suas particularidades.

Quando exploramos e vamos além dos livros e das ementas dos cursos, vemos a real necessidade de desenvolver um perfil multidisciplinar, evoluindo no pensamento estratégico, comunicação, colaboração, conhecimento técnico, experiência do usuário, gestão de negócio e negociação, por exemplo.

Há muitas coisas intrínsecas que nenhum curso de produto vai nos ensinar, como a arte e a ciência da política nos negócios, o entendimento das pessoas, leitura de cenários, antever riscos, gestão de stakeholders, lidar com imprevisibilidade, desenvolvimento de resiliência ou até mesmo, a leitura e análise de um balanço patrimonial.

Portanto, não, nós não precisamos de um curso para ser Product Managers. Não precisamos de um diploma, de um certificado, de um título. Precisamos de atitude, execução e de geração de valor ao negócio e aos clientes.

Não precisar de um certificado para ser Product Manager não quer dizer que não devemos estudar. O mercado muda muito rápido, novas tecnologias surgem, necessidades dos clientes florescem aos montes e se manter atualizado, estudando sobre tudo, diariamente, vai nos ajudar a tomar melhores decisões.

E o que posso fazer?

Invista em cursos e bootcamps, coloque em prática tudo que está aprendendo, desenvolva projetos paralelos, mude a realidade do negócio que você atua. Todo conhecimento é válido e mais importante do que comprar um curso, é colocá-lo em prática.

Invista tempo nos livros, artigos e estude-os. Entenda quais são os principais pontos a serem desenvolvidos na sua carreira, busque bons livros que possam te ajudar a aprender, evoluir e crescer. Amplie seus conhecimentos técnicos e comportamentais. Tenha os textos como seus maiores aliados.

Invista tempo em podcasts. A pandemia nos deu uma surra de podcasts e há muitos conteúdos que possuem excelentes insights, desde uma transição de carreira a temas mais estratégicos. Eu amo escutar o Product Guru's, PM Cast, Produto pelo Mundo, Love the Problem e Mulheres de Produto, por exemplo.

Invista tempo em mentorias e networking. Busque conversar com profissionais da área, da empresa que você queira trabalhar, crie laços e amplie sua rede de relacionamento. É uma forma muito eficaz não só de aprender sobre um assunto específico, mas também de ter abertura em determinados lugares e participar de processos seletivos que nem foram abertos ao mercado.

Invista tempo nas comunidades de produto, por exemplo, a CoProduto, da qual eu faço parte da coordenação e está de portas abertas para te receber e aprender com a sua experiência, a  Product Guru's, que ajuda a democratizar o mercado de produtos no Brasil ou até mesmo as mais diversas comunidades criadas e geridas pelas próprias escolas de produto no Brasil e no mundo.

Invista em você. A área de produtos evolui diariamente e você também precisa crescer!

Inscreva-se Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
faleconosco@productoversee.com
Inscreva-se