Photo by <a href=Surface / Unsplash">
Photo by Surface / Unsplash

Você não precisa de um curso para ser Product Manager

Talvez você tenha se perguntado qual curso realizar para se tornar um Product Manager. Será mesmo que você precisa de um?

Em fevereiro de 2020, a Revista EXAME estampava em mais uma das suas capas quinzenais, um tema muito relevante onde abordou sobre a "temporada de caça aos Devs", onde" o Brasil precisa de desenvolvedores para competir num mundo cada vez mais digital. A escassez faz com que eles escolham onde trabalhar e quanto ganhar". Essa matéria mostrou como a digitalização batia na porta das grandes empresas e como o mercado de tecnologia tinha uma alta defasagem de profissionais.

Assim como a corrida por devs se tornou extremamente acirrada nos últimos anos, ainda mais durante a pandemia, áreas correlatas também tiveram crescimento exponencial e se beneficiaram pela digitalização dos negócios, entre elas UX Design e Product Management. Segundo a CNN Brasil, estima-se que em 2020, a busca de profissionais de tecnologia cresceu 670% e isso em plena pandemia.

Bandan Jot Singh, Product Lead da Booking.com, fez este levantamento, mostrando um pequeno recorte de 17 empresas digitais, entre elas Amazon, Facebook, LinkedIn, Twitter e Nubank, que existe em média, para cada profissional de produto, 7,9 profissionais de desenvolvimento e engenharia. Conforme cresce a demanda por desenvolvimento, cresce também a necessidade de profissionais de produto. Todo mundo ganha!

Além de toda digitalização que a indústria brasileira tem passado, também há o problema da falta de profissionais qualificados para ocuparem essas cadeiras. Um estudo de 2021, da Brasscom, mostra uma demanda de quase 800 mil profissionais de tecnologia em até 5 anos e, para que o país se mantenha competitivo, precisa formar, no mínimo, 70 mil profissionais por ano. Um número quase inalcançável para o padrão de educação formal em terras tupiniquins.

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis