Photo by <a href=Deon Black / Unsplash">
Photo by Deon Black / Unsplash

Usuário, Tecnologia ou Negócio. Qual o seu tipo de Product Manager?

Por que nenhuma pessoa é igual e embora sejamos generalistas, podemos ter afinidade com uma especialidade.

Dizem que ninguém nasce Product Manager. Isso era verdade até um tempo atrás. Hoje, já existem algumas pessoas que começaram suas carreiras como Product Managers e isso é muito bom, pois mostra a evolução do mercado. Mas a grande maioria migrou de outras áreas já existentes do mercado. Isso é comum como qualquer outra profissão, principalmente com quem trabalha com tecnologia. Os primeiros programadores web vieram do mercado de desktops. Mesma coisa com os designers, que vieram do mercado offline. Com Product Managers isso não é diferente. Muitos deles eram antigos PMOs ou GPs, outros migraram das áreas de UX ou Dev.

Logo, é muito comum que PMs tenham tarefas e rotinas totalmente diferentes no seu dia a dia. Se já é muito difícil definir qual a rotina comum de um PM, quando o background e o mercado de atuação iniciais mudam drasticamente, essa definição praticamente não existe. O dia a dia de um PM que era Dev e que trabalha no iFood é muito diferente de um PM, que antes era UX e trabalha numa Fintech.

Por causa desse mix de conhecimentos, cada PM tem uma forma de gerir o seu produto. É importante você ter consciência do seu tipo de gestão, pois muitas vezes isso influencia nas decisões de produto, ou até ajuda a escolher qual sua próxima empresa ou que time trabalhar.

Do meu ponto de vista, um produto só é criado se essas três pontas fundamentais existirem: Usuários, Tecnologia e Negócio. Dentro desses três pilares existem todos os assuntos necessários para construir um serviço/produto digital de qualidade.

Antes de falarmos de milhares de outros tipos de PMs, prefiro citar primeiro esses três iniciais, que eu julgo mais genéricos e abrangentes. A partir daí, você pode entender qual é o seu viés e entender melhor seu estilo.

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis