Photo by <a href=Tatiana Rodriguez / Unsplash">
Photo by Tatiana Rodriguez / Unsplash

Tech para pessoas de produto - Webhooking

Explicações de um ex-programador

Webhookings são largamente utilizados atualmente em sistemas web que precisam receber informações específicas de outros sistemas web. O termo webhook se deriva do termo hook, que na tradução livre em português pode ser gancho, anzol, cabide e alguns outros nomes.

De acordo com a wikipedia, a definição de hook é a seguinte:

Em programação de computadores, o termo hooking (em português, "enganchar") cobre uma série de técnicas utilizadas para modificar ou melhorar o comportamento de um sistema operacional, aplicações ou outros componentes de software através da interceptação de chamadas de funções, mensagens ou eventos passados entre componentes de software. O código que manipula tais chamadas de funções, mensagens ou eventos interceptados é chamado de "hook" (gancho).

Traduzindo essa definição, pra você que é das antigas, certamente já viu essa tela ao fazer algum download no falecido Internet Explorer

Geralmente quando íamos baixar uma música, programa para o windows ou algum filme pirata (isso foi nos anos 2000 receita federal 😀, já foi hein haha), a internet estava cheia de programas maliciosos e nessa época o Avast salvava a vida. Até o próprio Avast a gente tentava crakear (crake era um programa que quebrava as licenças dos softwares) para ter a versão profissional. Velhos tempos, hoje vivemos na economia da recorrência.

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis